Os serviços relacionados a plataformas digitais tiveram grande expansão, originando a economia compartilhada. Essa abertura de caminho facilitou sua ascensão e desenvolvimento.
A instantaneidade da comunicação e massificação da internet foram as causas que levaram à tal modelo de economia. Assim, se destaca por seu consumo consciente e redução das despesas.
O que é a economia compartilhada
A economia se configura como um modelo econômico e social que se fundamenta no compartilhamento de recursos humanos. Por exemplo, temos o waze, 99pop, netflix, entre outros.
Ou seja, são negócios que possuem como base o compartilhamento de informações dos próprios usuários. Além disso, o mercado está se abrindo para novas experiências tecnológicas, sendo favorável para este modelo.
Benefícios que a economia compartilhada gera para o seu negócio
A economia compartilhada no Brasil agrega grandes benefícios tanto para as empresas associadas quanto para seus usuários. Veja suas vantagens abaixo:
- Conexão com as pessoas certas
- Expansão do empreendimento
- Fornecimento de experiências e confiança para seus clientes
Como funciona
Rachel Botsman, líder mundial de ensinamentos de consumo no ambiente digital, afirma que a economia compartilhada agrega três prováveis sistemas para seu funcionamento efetivo:
- Redistribuição nos mercados: os itens que não estão sendo usados são remanejados para locais em que eles sejam necessários, evitando sua perda. Isso ocorre, por exemplo, nos brechós online
- Colaboração como estilo de vida: consiste na formação de comunidades com o mesmo fim (o de compartilhar produtos, experiências e espaços). Como exemplo é possível citar o coworking, um escritório no qual diferentes profissionais compartilham o mesmo espaço
- Plataforma de acesso a serviços e produtos: esse é o modelo em que o usuário paga para possuir um determinado produto ou serviço por um tempo específico, ou seja, ele o aluga. Essa ação está bastante presente nas empresas de aluguéis temporários de casas