Movimento estratégico

Economia desacelerando: Chevrolet interrompe produção do Ônix

Em um movimento estratégico, a General Motors anuncia pela segunda vez em 2025 a paralisação de suas atividades na planta de Gravataí.

Chevrolet Onix
Chevrolet Onix
  • Fábrica de Gravataí terá produção suspensa por um mês, com férias coletivas e folga remunerada para os funcionários
  • A GM implementará layoff em abril, com 50% dos trabalhadores tendo seus contratos temporariamente interrompidos
  • A pausa na produção é estratégica, visando ajustes para novos lançamentos de modelos e atualização do motor 1.0 turbo

A General Motors (GM) anunciou, mais uma vez, a interrupção das atividades em sua fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. A planta gaúcha, responsável pela produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus, que representam aproximadamente 50% das vendas da marca no Brasil, enfrentará uma nova paralisação.

O período de inatividade será de 17 de fevereiro a 17 de março de 2025, com o objetivo de “adequar a produção”. E, dessa forma, realizar ajustes técnicos necessários para o lançamento de novos modelos e a atualização de componentes.

Impacto nas operações e no emprego

Durante este período de interrupção, cerca de 5.000 funcionários da GM em Gravataí terão suas atividades suspensas. A maior parte dos trabalhadores, aproximadamente 4.000, deverá aproveitar as férias coletivas por 20 dias, enquanto os outros 1.000 terão direito a 10 dias de folga remunerada.

Este movimento ocorre pouco tempo depois da primeira suspensão programada para o início do ano. Além disso, a GM já anunciou um novo processo de layoff, com início previsto para 22 de abril de 2025.

Nesse novo cenário, 50% dos trabalhadores terão seus contratos interrompidos, enquanto a empresa buscará ajustar a produção e realizar novos investimentos na planta. O período de layoff pode durar entre dois e cinco meses, conforme as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Ajustes no portfólio de produtos

A suspensão da produção em Gravataí não é um reflexo de crise, mas uma estratégia de adequação. Em 2024, o Chevrolet Onix, um dos modelos mais vendidos da GM, foi o terceiro carro mais comercializado no Brasil. No entanto, o Onix Plus viu uma queda significativa no volume de vendas, caindo do quinto para o 11º lugar.

A nova paralisação tem como objetivo preparar a fábrica para o lançamento das novas versões dos modelos Onix e Onix Plus, que receberão mudanças significativas, incluindo facelifts no visual e novos recursos tecnológicos.

Essas mudanças exigem adaptações no maquinário da planta, com ajustes no processo produtivo. A GM também aproveitará esse período para iniciar a produção de um novo modelo, um SUV equivalente ao Onix, além de uma atualização no motor 1.0 turbo da linha, que passará a oferecer 126 cv e 18,9 kgfm.

As melhorias no motor são necessárias para atender aos novos limites de emissão de poluentes, estabelecidos por regulamentações ambientais mais rígidas.

Perspectivas para o futuro

Os ajustes que estão sendo realizados na fábrica de Gravataí visam não apenas melhorar a eficiência da produção, mas também garantir que a GM esteja pronta para enfrentar os desafios do mercado automotivo em um momento de mudanças tecnológicas e ambientais.

A entrada de novos modelos e a atualização do portfólio têm o objetivo de revitalizar as vendas da marca no Brasil, especialmente após o desempenho abaixo das expectativas com o Onix Plus.

A GM, no entanto, enfrenta a questão de sua capacidade ociosa, uma vez que as vendas dos modelos Onix e Onix Plus não atingiram os números de anos anteriores, quando a marca superou a marca de 200.000 unidades vendidas. A expectativa é que o lançamento das novas versões desses modelos e a entrada do SUV ajudem a impulsionar as vendas e minimizar a ociosidade da fábrica.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz
Estudante de Jornalismo, apaixonada por redação e escrita! Tenho experiência na área educacional (alfabetização e letramento) e na área comercial/administrativ