Notícias

Economistas apontam preocupações com meta de inflação e mercado de crédito em reunião com o BC

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A primeira reunião entre economistas de mercado e diretores do Banco Central (BC) foi marcada por discussões em torno de uma possível alteração nas metas de inflação.

Os participantes mostraram preocupação com a possibilidade de uma meta mais alta e alertaram para a possibilidade de piora das expectativas de inflação. Além disso, houve quem tenha apontado para os efeitos negativos que isso pode ter no mercado de crédito e na atividade econômica.

De acordo com uma fonte presente na reunião, houve consenso entre os economistas de que a alteração nas metas não abriria espaço para a antecipação do início do ciclo de cortes de juros pelo BC, pelo contrário.

A elevação dos objetivos de inflação pode provocar uma desancoragem adicional das expectativas e obrigar o BC a fazer uma política monetária ainda mais restritiva. Um dos economistas presentes afirmou que a autoridade monetária é o “único ‘player’ racional neste momento”.

A reunião com economistas de mercado é uma oportunidade para o BC ouvir as opiniões e preocupações dos especialistas do mercado financeiro e econômico. As discussões realizadas na reunião podem influenciar a postura do BC e as decisões tomadas sobre a política monetária.

É importante que a autoridade monetária considere as perspectivas e análises dos economistas ao tomar decisões que afetam a economia do país.