Notícias

Efeito contrário: promessa de "carro popular" de Lula faz vendas nas lojas despencarem

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

Anúncio de redução de impostos para carros de entrada provoca pânico em concessionárias com aumento nos cancelamentos de pedidos.

A promessa do governo federal de reduzir impostos sobre veículos de entrada para torná-los mais acessíveis está causando incertezas nas concessionárias de veículos.

Desde o anúncio em 25 de maio, os vendedores têm observado um aumento significativo nos cancelamentos de pedidos, à medida que os compradores esperam que as reduções de impostos entrem em vigor. Este movimento está afetando as vendas de todos os tipos de veículos, incluindo modelos mais caros e seminovos.

A falta de clareza sobre as condições específicas para a redução dos impostos está exacerbando a situação.

Crescente taxa de cancelamentos de pedidos afeta vendas de veículos após anúncio de redução de impostos

O anúncio do governo federal de reduzir impostos para veículos de entrada a fim de torná-los mais acessíveis tem gerado incertezas e pânico nas concessionárias de automóveis do país.

Desde o anúncio das medidas em 25 de maio, vendedores relatam um aumento significativo nos cancelamentos de pedidos, pois os compradores esperam que as reduções de impostos entrem em vigor.

O Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, anunciou que a redução de impostos beneficiará modelos de até R$ 120 mil com reduções variando de 1,5% a 10,79%, dependendo de determinadas condições, como o valor do veículo, as emissões de poluentes e a quantidade de componentes nacionais utilizados.

No entanto, o Ministério da Fazenda solicitou um prazo de 15 dias para calcular a renúncia fiscal e planear como compensar essas perdas. Essa indefinição tem causado ansiedade tanto em compradores quanto em vendedores. Compradores potenciais estão adiando suas compras na esperança de que os descontos entrem em vigor, e lojistas estão sentindo o impacto dessa espera no cumprimento de suas metas de vendas.

O impacto da incerteza não se limita apenas aos carros de entrada, mas também afeta a venda de veículos mais caros e seminovos, que também começaram a acumular nos pátios das lojas.

Concessionárias em todo o país estão reportando um aumento nas taxas de cancelamento de cerca de 20% após o anúncio feito por Alckmin.

A situação é especialmente crítica, pois a redução nos impostos é vista como uma maneira de estimular o setor automotivo, que tem enfrentado desafios devido à pandemia de COVID-19 e aos problemas da cadeia de suprimentos.

A redução dos impostos é apenas uma das várias medidas anunciadas pelo governo para ajudar a indústria, que também inclui uma taxa de juros especial para projetos de pesquisa e inovação e um fundo de R$ 4 bilhões do BNDES para empresas que trabalham com exportação baseada no dólar.