De cara nova

Eletrobras muda de nome e passa a se chamar Axia Energia

Três anos após a privatização, a Eletrobras adota o nome Axia Energia, marca que simboliza transformação e novo posicionamento estratégico no setor elétrico.

Nova marca da Eletrobras: companhia altera o nome três anos depois da privatização — Foto: Divulgação
Nova marca da Eletrobras: companhia altera o nome três anos depois da privatização — Foto: Divulgação
  • Eletrobras passa a se chamar Axia Energia, três anos após a privatização.
  • Novos tickers (AXIA3, AXIA5 e AXIA6) entram em vigor em 10 de novembro de 2025.
  • Empresa mantém liderança em energia renovável, com 17% da geração nacional.

A Eletrobras anunciou nesta quarta-feira (22) que mudará seu nome para Axia Energia, marcando uma nova fase três anos após a privatização. A empresa afirma que o novo nome reflete seu processo de transformação e o foco em inovação e sustentabilidade.

Segundo comunicado da companhia, “Axia” tem origem grega e significa “valor”, remetendo também à ideia de “eixo”, algo que conecta e gera movimento. Portanto, o objetivo, segundo a gestão, é reforçar a identidade de uma empresa privada moderna, alinhada às mudanças do mercado de energia.

Reposicionamento e estratégia de marca

O presidente da Axia Energia, Ivan Monteiro, afirmou em carta que a mudança “traduz um movimento profundo de transformação que a empresa viveu nos últimos três anos”. Ele destacou que a elétrica fortaleceu sua governança, ampliou investimentos e adotou uma estrutura mais ágil e inovadora desde 2022.

Além disso, Monteiro afirmou ainda que a Axia quer ser reconhecida como uma companhia de energia com propósito, que entrega não apenas megawatts, mas soluções completas e sustentáveis para empresas e consumidores. O foco passa a ser desempenho, inovação e excelência operacional.

Desse modo, a companhia busca apagar o passado estatal e consolidar sua nova identidade no mercado global. “Evoluímos nossa governança e nos reposicionamos para responder a um setor em transição”, disse o executivo.

Novos códigos e presença no mercado

A mudança de nome também altera os códigos de negociação das ações na B3 e na Bolsa de Nova York (NYSE) a partir de 10 de novembro de 2025.

Nesse sentido, os novos tickers na B3 serão:

  • AXIA3 (ações ordinárias, substituindo ELET3)
  • AXIA5 (preferenciais A, substituindo ELET5)
  • AXIA6 (preferenciais B, substituindo ELET6)

Na NYSE, os papéis passam a ser:

  • AXIA (ordinárias, no lugar de EBR)
  • AXIA PR (preferenciais, no lugar de EBR B)

O nome de pregão será Axia Energia em ambas as bolsas. Portanto, segundo a empresa, essa atualização consolida a nova fase da marca, voltada à inovação, energia limpa e governança corporativa.

Liderança e importância no setor

A Axia Energia mantém o posto de maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, sendo responsável por 17% da geração nacional e 37% das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ademais, com presença em todas as regiões do país, a companhia reforça o foco em projetos sustentáveis e digitalização das operações, apostando em novas tecnologias para melhorar eficiência e reduzir impactos ambientais.

Por fim, para Monteiro, a mudança de marca simboliza “um novo ciclo de competitividade e visão global”. Ele reforçou que a Axia quer liderar a transição energética no Brasil e na América Latina, com base em energia limpa, inovação e rentabilidade.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.