Os itens com maior crescimento são monitores, modeladores de cabelo e fritadeiras
Em meio aos desafios enfrentados no último ano, o setor de eletroeletrônicos viu seu faturamento crescer 9,1%, com destaque para as vendas online, que terminaram em saldo positivo de 23,5%, frente uma queda de -0,4% das lojas tradicionais. Entre as categorias que se destacaram, Informática teve o melhor resultado, fechando 2021 com 24,6%, seguido pela Linha Branca e Portáteis, com 12,5% e 12,3% respectivamente.
Nos cálculos de volume de vendas de eletroeletrônicos, o comércio online teve saldo positivo de 13,5%, mas fechando a quantidade de itens comercializados nos dois modelos — tradicional e digital -, o mercado apresentou uma queda de -6% em relação ao mesmo período de 2020. Entre as categorias que fazem parte desse segmento de bens de consumo, os portáteis seguem com a maior fatia, representando 38,1%, seguido pela telefonia, com 26,1%.
Em 2021, o consumidor manteve a busca por produtos que estão relacionados a atividades no lar, porém numa intensidade menor do que aquela vista em 2020 e com foco diferente. Itens como fritadeiras e modeladores de cabelo tiveram uma alta no faturamento acima dos 50%, enquanto as TVs, que ganharam um impulso com a pandemia, fecharam o ano com -5,3%.
Fernando Baialuna, diretor de varejo e negócios da GfK para América Latina, explica que no começo da pandemia, o lar virou local para trabalhar, estudar, se entreter e descansar.
“O consumidor foi em busca de se equipar para dar conta dessa mudança e manteve esse objetivo em 2021, em menor escala e com foco em itens menores, como os portáteis.”
Na categoria informática, os notebooks seguem com a maior fatia desse mercado, 62,1%, e fechou o ano positivo tanto no faturamento, 23,8%, quanto no volume de vendas, 0,7%. Porém, em 2021, os monitores foram os itens que mais cresceram, registrando um aumento de 76,9% no faturamento e 44,8% na quantidade de peças comercializadas. Vale destacar ainda que a categoria de monitores foi a mais vendida nas lojas físicas, com faturamento de 111,8%.
“Desde o começo da pandemia, em 2020, o mercado de eletroeletrônicos vem sendo impulsionado pelo consumidor, na busca por praticidade e conforto dentro de casa. Para 2022 o desafio cresce, pois a indústria e o varejo terão de estimular este consumidor a fazerem novas compras”, completa Baialuna.
A GfK, empresa líder de inteligência de consumidor e mercado, serviços analíticos e de consultoria, utiliza em sua análise a plataforma gfknewron, que reúne em um só lugar dados completos de mais de 70 categorias sobre o comportamento do consumidor e suas escolhas, percepção das marcas, desempenho de vendas, preços e canais de vendas. Toda essa informação, amparada pela IA e disponível em tempo real, auxilia o varejo e a indústria a planejar e prever promoções, avaliar o seu desempenho no mercado e ajustar a rota dos negócios, em poucos cliques.
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