A Eletromidia (ELMD3) está em contagem regressiva para negociação de suas ações na B3, sendo que já estimou o quanto pode movimentar e outros dados de seu IPO, conforme recente publicação do GDI. Sendo assim, o ideal é estar preparado para conhecer a nova integrante da bolsa.
Nesse caso, você conhece a empresa? Sabe a sua atuação? Se não, então acompanhe o resumo a seguir para saber tudo isso e mais.
O que é a Eletromidia?
A Eletromídia é uma empresa fornecedora de espaços publicitários com foco em painéis digitais. Nesse sentido, o seu segmento é a mídia out-of-home (OOH), ou seja, fora de casa em tradução literal, com a característica tecnológica que a enquadra como uma companhia Adtech (Advertising Technology).
Portanto, a atuação da empresa envolve campanhas publicitárias em ambientes externos como transportes públicos, edifícios, shoppings, ruas e aeroportos.
Com fundação em 1993, a trajetória e modelo de negócio executado pela Eletromídia durante seus mais de 27 anos lhe permitiram alcançar o posto de maior empresa do segmento OOH em termos de faturamento e alcance.
Dentre os destaques de sua trajetória, podemos citar a entrada em 2013 da H.I.G. Capital, empresa líder global de investimentos em ativos alternativos e private equity. Naquele ano, a Eletromídia contava com 1,4 mil painéis, dos quais 98% eram estáticos. Por outro lado, após a participação, a empresa fez uma sequência de aquisições visando a consolidação do mercado.
As mais importantes aquisições nos anos posteriores foram:
- DMS e da empresa proprietária do contrato de publicidade na Linha 4 do Metro de São Paulo, em novembro de 2015;
- TV Minuto, em março de 2017;
- Hyperfator (operador de mídia em bancas de jornal), em julho de 2018;
- Elemidia, em janeiro de 2020.
A última aquisição, aliás, foi a mais robusta, visto que a Eletromidia chegou a liderança do segmento após a transação. Nesse sentido, a Elemidia partilhava algumas similaridades como o grande alcance operacional e controle por uma empresa de investimentos, a Victoria Capital Partners.
Dados da Eletromidia (ELMD3)
Conforme o prospecto, a Eletromidia possui atualmente 60 mil pontos de contato, distribuídos em 55 cidades e 18 estados do Brasil. Nesse sentido, 39 mil são ativos digitais, representando 84% desse inventário disponível no país e 45% do inventário nacional de faces disponíveis.
Além disso, a localização desses pontos englobam grandes centros urbanos. Dessa maneira, a empresa possui um alcance diário de 6 milhões de pessoas nos transportes, 5 milhões nos elevadores, 3 milhões em shoppings, 7 milhões nas ruas e 80 mil nos aeroportos. Sendo assim, a audiência da Eletromidia acumula cerca de 22 milhões de pessoas por dia, acompanhando toda a “jornada do consumidor”, segundo a empresa.
Vale dizer que essa jornada diz respeito a todos os momentos entre a saída e retorno para casa que os consumidores podem entrar em contato com uma publicidade.
Ao mesmo tempo, a companhia conta com parcerias comerciais para agregar valor ao seu negócio. A respeito dos conteúdos para chamar a atenção de sua audiência, por exemplo, a Eletromidia possui parcerias com Uol, Veja, Exame, Infomoney, e internacionais, como El País, BBC, Harvard Business Review e Twitter.
Em relação aos locais, alguns parceiros são a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Veículo Leve sobre Trilhos do Rio de Janeiro (VLT Carioca), Metrorio, RioGaleão, Porto Alegre Airport e os principais operadores de shoppings centers do Brasil.
Em seguida, a base de clientes tem como destaques Google, Facebook, Amazon, Mercado Livre, Uber, Netflix, Nubank, Spotify, Apple e outros. Nesse sentido, a média de relacionamentos com os 10 principais clientes é de mais de 9 anos.
Portanto, a companhia possui foco em relacionamentos duradouros com seus parceiros de todas as frentes.
Resultados recentes
Sobre o desempenho da Eletromidia, a receita líquida da empresa nos nove primeiros meses de 2020 foi de R$ 161,8 milhões. Em 2019, por outro lado, a receita líquida somou R$ 190,2 milhões no mesmo período.
Ao mesmo tempo, até o fim de setembro de 2020 a empresa acumulou um prejuízo líquido de R$ 59,3 milhões, ante o prejuízo de R$ 3,5 milhões em 2019.
Enquanto isso, o EBITDA Ajustado chegou ao valor negativo de R$ -59,3 milhões em 2020, no mesmo período observado. Em 2019, o EBITDA Ajustado atingiu o valor positivo de R$ 33,2 milhões.
De acordo com a companhia, os efeitos da pandemia impactaram o desempenho em 2020. Pelo fato dos pontos de contato se posicionarem em locais de grande circulação de pessoas, as medidas de restrição de circulação e fechamento de alguns locais, como shoppings, afetaram os resultados. Nesse sentido, ocorreram renegociações de contratos e alguns cancelamentos de campanhas, justificando os números.
Por fim, para saber os dados referente ao processo de IPO e negociação de ações da Eletromidia, confira nosso post acessando aqui.