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Embraer (EMBR3) anuncia lucro ajustado de R$ 415,7 mi no 2T24

A Embraer (EMBR3) registrou lucro líquido ajustado de R$ 415,7 milhões no segundo trimestre de 2024 (2T24), um aumento de 50,6%.

embraer GDI 4 1
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  • A Embraer (EMBR3), no entanto, registrou lucro líquido ajustado de R$ 415,7 milhões no 2T24
  • Dessa forma, uma alta de 50,6% frente aos R$ 276 milhões do ano anterior (2023)
  • O Ebitda ajustado, por sua vez, atingiu R$ 995,5 milhões no 2T24

A Embraer (EMBR3), no entanto, registrou lucro líquido ajustado de R$ 415,7 milhões no segundo trimestre de 2024 (2T24). Dessa forma, uma alta de 50,6% frente aos R$ 276 milhões do ano anterior (2023).

O Ebitda ajustado, por sua vez, atingiu R$ 995,5 milhões no 2T24. Assim, o que representa um avanço de 37,5% sobre a etapa do ano passado. A margem Ebitda ajustada portanto, foi de 12,7%. Uma queda anual de 1,3 ponto percentual.

As receitas, no entanto, totalizaram R$ 7,8 bilhões no trimestre. Ou seja, um aumento de 76% em relação ao último trimestre. Já a receita da Aviação Comercial foi o destaque, com um crescimento de 190%.

O lucro antes de juros (EBIT) ajustado, por sua vez, atingiu R$ 725,5 milhões. Ainda, com uma margem de 9,2% no 2T24 (R$33,8 milhões e 0,8% no 1T24).

Seu fluxo de caixa livre ajustado (sem Eve) no 2T24 foi decrescente, com um desempenho negativo. Este, portanto, em R$ 1,1 bilhão devido à preparação para um número maior de entregas no segundo semestre de 2024.

Em suma, a carteira de pedidos total da empresa alcançou US$21,1 bilhões no 2T24. Isto, como um aumento de mais de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior e marginalmente maior que o último trimestre.

Investimento e guidance

A Embraer, de forma individual, investiu um total de R$498,9 milhões no 2T24. Isto, comparado com R$449,8 milhões no 2T23. No entanto, voltados para o crescimento em serviços de treinamento (simuladores), para manutenção e para a Aviação Executiva.

A administração da Embraer, por sua vez, reiterou as estimativas atuais para as operações do ano vigente. Entregas de aeronaves da Aviação Comercial estão estimadas entre 72 e 80. Por outro lado, as entregas de aeronaves da Aviação Executiva entre 125 e 135.

Assim, a receita total da empresa está prevista para a faixa entre US$ 6,0 e US$ 6,4 bilhões. A margem EBIT ajustada entre 6,5% e 7,5% e o fluxo de caixa livre ajustado US$ 220 milhões ou mais no ano.

Eve, da Embraer, revela seu primeiro protótipo eVTOL

No último domingo (21), a Eve Air Mobility, da Embraer, anunciou o seu primeiro protótipo eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) em escala real.

Além do lançamento de seu protótipo, a Eve também anunciou que concluiu a seleção dos principais fornecedores para sua aeronave eVTOL. À medida que a Eve avança para a próxima fase de desenvolvimento, o protótipo eVTOL já tem uma série de campanhas de testes abrangentes. Essas campanhas são projetadas para avaliar todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até os recursos de segurança. Esses insights valiosos desempenharão um papel importante no refinamento do design e da funcionalidade da aeronave.

“Esta extensa fase de testes inicia o próximo passo fundamental em nossa jornada. Ela garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que definimos para desempenho e segurança,” disse Bordais.

Durante o 45º Farnborough Airshow, a empresa mostrou a aeronave que está sendo construída nas instalações de testes da Embraer em Gavião Peixoto, estado de São Paulo.

Por meio de seu relacionamento com a Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, a Eve pode aproveitar os 55 anos de experiência da Embraer no desenvolvimento, projeto, certificação e produção de aeronaves à medida que desenvolve seu eVTOL. 

O conceito inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que fornecem redundância de propulsão com o objetivo de garantir os mais altos níveis de desempenho, segurança e confiabilidade de despacho e baixo custo de operação.


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