Notícias

Embraer (EMBR3) firma parceria na Austrália para tirar sonho dos carros voadores do papel

A Embraer acaba de firmar mais uma parceria para fortalecer seus planos para os eVTOLs! Confira agora mais detalhes!

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A Embraer (EMBR3) está sonhando alto em suas propostas, e em especial, caminha a passos largos para tornar “o sonho dos carros voadores” possível. A companhia continua fortalecendo sua subsidiária Eve. Startup criada em outubro de 2020, focada especialmente para desenvolver os “carros voadores”. Desse modo, a companhia acaba de anunciar uma importante parceria, para levar seus eVTOLs para a Austrália. Confira agora mais detalhes!

A Embraer e os carros voadores

Assim, o projeto seria um híbrido de helicóptero e drone, no entanto, seria feito para atender ao mercado mais amplo, e não apenas voos executivos. Além disso, o novo veículo seria elétrico, atendendo as demandas do mercado de energia para os próximos anos, e oferecendo uma alternativa aos veículos a combustível.

Neste contexto, a Eve firmou parceria com a operadora de helicópteros australiana Microflite. Em um pedido de até 40 dessas aeronaves com o objetivo de apoiar o início de novas operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na Austrália, em 2026. De acordo com o comunicado, as duas empresas planejam iniciar sua parceria usando helicópteros. Assim, usando como prova de conceito para validar parâmetros que serão aplicados nas futuras operações dos eVTOLs.

Em teste de rota para 'carro voador', Embraer cobrará R$ 99 em voos de  helicóptero | Inovação | G1

Na última quinta-feira, a empresa comunicou ao mercado que deu entrada no processo para obter a certificação das suas aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em nota, a Eve informou que a certificação busca o sinal verde dentro dos requisitos da “categoria normal”, além de atender a outras condições acordadas com a agência.

Ademais, o processo também abre caminho para o diálogo com órgãos em outros países. Segundo o comunicado, com o apoio da Anac, a Eve dará continuidade às interações com as principais autoridades aeronáuticas estrangeiras. Portanto, formalizando em breve o processo de validação do certificado em outros mercados, em linha com sua estratégia global.