A Enauta (ENAT3) fará sua 1ª emissão de debêntures simples, não conversíveis, da Espécie com Garantia Real, com Garantia Adicional Fidejussória, em até duas séries, com esforços restritos de distribuição, no valor de R$ 2 bilhões. A emissão prevê a possibilidade de distribuição parcial das debêntures, que terão vencimento em dezembro de 2027 e 2029. Os papéis da primeira série contarão com o incentivo fiscal, de modo que seus titulares poderão fazer jus aos benefícios tributários. A companhia informa que os recursos líquidos obtidos com emissão da primeira série serão utilizados exclusivamente para reembolso e/ou pagamento futuro de gastos, despesas ou dívidas relacionadas à implementação e desenvolvimento do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta. Já os da segunda série serão utilizados exclusivamente para o reforço do capital de giro, bem como outros propósitos corporativos gerais.
O que é uma DEBÊNTURE?
Uma debênture, de forma resumida, é um título de dívida. Ou seja, investimento em debêntures nada mais é que um empréstimo para empresas que não sejam uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. No entanto, ao invés de recorrer aos bancos e suas altas taxas para estes empréstimos, a companhia recorre aos investidores do mercado de capitais.
Em outras palavras, funciona da seguinte forma: uma empresa necessita de uma quantidade de dinheiro para fazer algum investimento de expansão dos negócios ou, até mesmo, pagar débitos. Dessa forma, em vez de procurar um empréstimo no banco (que costuma ter custos mais altos), ela lança debêntures no mercado para captar recursos.
Quem é a Enauta?
A Enauta é uma companhia independente de E&P de petróleo e gás. Ela tem como objetivo, construir o portfólio mais diversificado e com o maior potencial para geração de valor entre as empresas independentes de petróleo e gás natural operando no Brasil.