Notícias

eVTOLs: Eve anuncia planos para transporte aéreo elétrico em São Francisco

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer (EMBR3) e a United Airlines divulgaram hoje seus planos de introduzir a Mobilidade Urbana Aérea (UAM) em São Francisco, por meio de voos elétricos de transporte urbano em toda a região da Baía. Esse anúncio representa um passo inicial importante, pois as duas empresas trabalharão em conjunto com autoridades locais e estaduais, provedores de infraestrutura, energia e tecnologia para garantir que o ecossistema adequado esteja estabelecido para a implementação dos voos com aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Além disso, as empresas também estão trabalhando na identificação de áreas de origem e destino, bem como na futura rede de rotas para a Mobilidade Urbana Aérea (UAM).

“Nosso objetivo é oferecer aos residentes e visitantes da área da Baía de São Francisco um transporte eficiente e competitivo em termos de custo em uma das áreas urbanas mais densamente povoadas dos EUA”, afirmou Andre Stein, co-CEO da Eve. “A área da Baía é perfeita para voos de eVTOL devido ao seu tamanho, tráfego, foco em sustentabilidade, inovação e compromisso em adicionar outras opções de mobilidade.”

A Mobilidade Aérea Urbana tem o potencial de revolucionar a forma como os clientes da United trabalham, vivem e viajam”, disse Michael Leskinen, presidente da United Airlines VenturesSM. “A rota proposta pela Eve é um primeiro passo fundamental para tornar essa jornada totalmente elétrica e silenciosa uma realidade para os moradores da área da Baía.”

Em 2022, a United anunciou um investimento de $15 milhões na Eve, além de um acordo de compra condicional de até 400 eVTOLs, como parte de sua estratégia de investir em tecnologias de ponta, enquanto se posiciona como líder no investimento em sustentabilidade no setor da aviação e tecnologias inovadoras. O investimento da United na Eve foi impulsionado pela confiança nas oportunidades de crescimento potencial no mercado de UAM e pela relação única da Eve com a Embraer, uma fabricante consolidada de aeronaves com um histórico comprovado de desenvolvimento e certificação de aeronaves ao longo de seus 53 anos de história. Um aspecto fundamental dessa parceria é o acesso aos centros de serviços globais da Embraer, depósitos de peças e técnicos de campo, abrindo caminho para uma operação confiável. Após a entrada em serviço, a United poderá contar com a rede de serviços e suporte da Eve para atender a toda a sua frota de eVTOLs.

A aeronave eVTOL da Eve oferecerá aos clientes da United uma forma rápida, econômica e livre de emissões de carbono para chegar aos aeroportos centrais e se deslocar em ambientes urbanos densos, em comparação com táxis aéreos convencionais e outras formas de transporte público tradicional. O veículo é 100% elétrico e possui um alcance de 60 milhas (100 quilômetros), o que permite uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana. Seu design centrado na experiência humana garante a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros, dos pilotos e da comunidade, minimizando o ruído. A aeronave apresenta uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise design), com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, eliminando a necessidade de componentes para a transição durante o voo. A aeronave será pilotada em seu lançamento, mas projetada para operações não tripuladas no futuro.

Além de oferecer uma nova opção de transporte eficiente, a Eve destaca que os voos eVTOL na área da Baía de São Francisco deverão ter um impacto econômico positivo na comunidade, incluindo a criação de novas oportunidades de emprego. Desde pilotos e técnicos de serviço de aeronaves até treinamento e serviços técnicos, várias funções serão necessárias à medida que os voos eVTOL forem sendo introduzidos e expandidos. O desenvolvimento da infraestrutura necessária para apoiar as operações de eVTOL também deve contribuir economicamente e gerar oportunidades de emprego para a comunidade.

A previsão é de que a aeronave eVTOL da Eve entre em serviço em 2026.