O que é necessário para criar um novo sistema de transporte? A Eve, subsidiária da Embraer (EMBR3) focada na produção e viabilização de transporte urbano está focada em firmar novas parcerias para tangibilizar o projeto mais ousado da companhia: os eVTOLS.
O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, também conhecido como “carro voador” é uma das principais vertentes para o planejamento financeiro da Eve.
Assim, a companhia informou hoje a assinatura de uma carta de intenção com a FlyBIS Aviation Limited, startup de mobilidade aérea avançada com sede em Caxias do Sul (RS) para cooperação no desenvolvimento de operações de eVTOL no Brasil e na América do Sul. O acordo prevê que a compra de até 40 veículos eVTOL da Eve pela FlyBIS. Os veículos da FlyBIS estão incluídos no backlog da Eve, que atualmente tem uma carteira de pedidos para até 2.770 eVTOLs.
O que é o eVTOL
Uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica é uma variedade de aeronaves VTOL que usa energia elétrica para pairar, decolar e pousar verticalmente. Essa tecnologia surgiu graças aos grandes avanços na propulsão elétrica e à crescente necessidade de novos veículos para mobilidade aérea urbana.
A expectativa que a modalidade transforme o transporte urbano, com a popularização dos carros voadores e ecologicamente sustentáveis.