Criptomoedas

Ex-CEO da FTX pode pegar até prisão perpétua, afirma advogado

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O ex-CEO da falida exchange de criptomoedas, FTX, Sam Bankman-Fried (SBF), poderia pegar 20 anos de prisão ou até prisão perpétua, devido principalmente a crimes contra o sistema financeiro e contra estadunidenses devido à falência e má gestão da FTX.

Mas um indivíduo pode ser preso por não saber gerir uma empresa?

De acordo com alguns advogados que falaram para a Forkast, a resposta é sim e a prisão pode ocorrer em breve.

A prisão de SBF, no entanto, vai depender da escala de possíveis violações relacionadas ao caso da exchange e de como as autoridades vão lidar com isso.

Para Richard Levin, do escritório Nelson Mullins Riley & Scarborough, SBF pode pegar até 20 anos de prisão pelos seus crimes e atos na FTX.

Mas Braden Perry, sócio do escritório de advocacia Kennyhertz Perry, vai mais longe em seus cálculos segundo o que noticiou o CriptoFácil.

Ele afirma que SBF pode pegar prisão perpétua federal e sem possibilidade de liberdade condicional.

“Qualquer perda maior que US$ 550 milhões soma cerca de 30 pontos. Além disso, se houver mais de 25 vítimas, são mais seis pontos. A utilização de mercados regulamentados acrescenta quatro pontos. Os meios de comunicação sofisticados acrescentam mais dois e um elemento jurisdicional acrescentaria outros dois”, afirmou.

Os pontos medem o nível de condenação no país e se a pena de SBF ultrapassar os 43, ele pode pegar prisão perpétua.

Lembrando que atualmente o paradeiro oficial de SBF é incerto, contudo, acredita-se que ele está vivendo nas Bahamas, em busca de formas de reaver seu império e resolver os problemas deixados pela FTX.