O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o FED não estará indo para a área das taxas de juros negativas.
“Por enquanto não é algo que estamos considerando”, disse o líder do banco central na quarta-feira. “Achamos que temos um bom kit de ferramentas e é esse que iremos usar”.
O presidente Donald Trump vem incentivando o Fed a cortar a taxa de juros para abaixo de zero, e os traders estão precificando uma taxa que pode chegar a território negativo até o final do ano ou no início de 2021.
Vale destacar que o Comitê Federal de Mercado Aberto duvidam da eficácia de se tornar negativo. Grande parte da Europa e do Japão têm rendimentos negativos, mas essas economias estavam desacelerando muito antes do impacto do coronavírus.
“A visão do comitê sobre taxas negativas realmente não mudou. Isso não é algo que estamos vendo ”, disse Powell.
Atualmente, o Fed tem a taxa de fundos, que os bancos usam como referência para o que cobram uns dos outros pelo financiamento overnight, entre 0% e 0,25%. Mais recentemente, foi negociado a 0,05%, muito próximo do nível zero.
Fed alerta para recessão prolongada
Os futuros da Dow e da S&P ficaram negativos na quarta-feira, quando o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, alertou para uma recessão prolongada nos EUA devido ao surto de coronavírus.
“O escopo e a velocidade dessa crise não têm precedentes, significativamente piores do que qualquer recessão desde a Segunda Guerra Mundial”, disse Powell.
A Dow caiu 67 pontos, ou 0,28%. O S&P 500 caiu 5 pontos, ou 0,18%, e o Nasdaq 100 subiu 16 pontos, ou 0,18%.
Momentos antes das falas do presidente do FED, Dow subia 102 pontos, ou 0,43%. O S&P 500 subia 14 pontos, ou 0,49%, e o Nasdaq 100 subia 62,75 pontos, ou 0,69%.