
O Banco Modal (MODL11) informou que a B3 aprovou sua migração para o Novo Mercado, nível mais alto de governança da bolsa. Dessa forma, as ações preferenciais (MODL4) serão convertidas em ordinários (MODL3) e as units serão canceladas.
A efetiva conversão e a migração para o Novo Mercado ocorrerão em 19 de setembro de 2022. Antes disso, no dia 12 do mesmo mês, termina o prazo para solicitação de exercício do direito de recesso pelos acionistas da companhia, com os valores relacionados sendo pagos no dia 16 de setembro.
O que é o novo mercado?
Lançado no ano 2000, o Novo Mercado estabeleceu desde sua criação um padrão de governança corporativa altamente diferenciado. A partir da primeira listagem, em 2002, ele se tornou o padrão de transparência e governança exigido pelos investidores para as novas aberturas de capital, sendo recomendado para empresas que pretendam realizar ofertas direcionadas a qualquer tipo de investidor (investidores institucionais, pessoas físicas, estrangeiros etc.).
Na última década, o Novo Mercado firmou-se como um segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira. A listagem nesse segmento especial implica a adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além da divulgação de políticas e existência de estruturas de fiscalização e controle.
O Novo Mercado conduz as empresas ao mais elevado padrão de governança corporativa.