Política

Flávio Bolsonaro pede que Trump suspenda tarifaço, após operação contra o pai

Senador sugere que ex-presidente americano aplique punições individuais a autoridades brasileiras, em vez de taxar o país inteiro com tarifa de 50%

Flávio Bolsonaro
Foto: reprodução

Horas depois da operação da Polícia Federal contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (18) para pedir que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspenda o tarifaço imposto sobre produtos brasileiros.

Flávio defendeu que, em vez de penalizar o Brasil como um todo, Trump direcione sanções individuais a autoridades brasileiras que, segundo ele, estariam perseguindo cidadãos e empresas americanas e atacando a democracia no país.

“O justo seria Donald Trump suspender a taxa de 50% sobre importações brasileiras e meter sanção individual em quem persegue cidadãos e empresas americanas, viola liberdades, usa o cargo público para violar direitos humanos e implodir a democracia de um país para satisfazer seu próprio ego”, escreveu o senador, em uma postagem.

A declaração de Flávio ocorre em meio a uma escalada de tensões entre os governos brasileiro e americano, impulsionada pela decisão da gestão Trump — em plena campanha eleitoral — de elevar em 50% as tarifas sobre determinados produtos brasileiros.

O governo Lula classificou a medida como uma “chantagem inaceitável” e aguarda resposta oficial do Escritório de Representação Comercial dos EUA (USTR), após envio de carta pedindo revisão da taxação.

Reação à operação da PF

O posicionamento de Flávio também ocorre no mesmo dia em que seu pai, Jair Bolsonaro, foi alvo de busca e apreensão e de novas medidas restritivas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens foram cumpridas pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira.

Entre as restrições, estão o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais, toque de recolher noturno e veto ao contato com diplomatas, embaixadores e outros investigados. Bolsonaro é acusado de obstrução de Justiça e tentativa de coação no processo que apura sua participação em uma tentativa de golpe de Estado.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.