
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia vem aterrorizando o planeta e a economia mundial nos últimos dias. Afinal, o horror de um conflito armado assusta, mas as sanções e prejuízos do embate vão muito além dos danos físicos. Um bom exemplo disso, é que a Alemanha pode ser pega no meio deste “fogo cruzado” e amagar uma possível recessão econômica! Confira agora mais detalhes!
A Bala Perdida
Assim, a bala perdida pode atingir em cheio a economia alemã. Pelo menos é o que indica o CEO da Deutsche Bank, Christian Sewing, disse nesta segunda-feira (4) que uma possível interrupção das entregas de gás russo poderia causar uma recessão substancial na economia da Alemanha.
Desse modo, de acordo com um comunicado assinado pelo executivo, o crescimento da economia alemã deve cair 2% neste ano, por conta da guerra na Ucrânia. Além disso, Sewing destacou que “riscos substanciais”, como uma alta dos preços da energia, podem levar a uma perda ainda maior.
A Alemanha é extremamente depende da produção de gás russo, e o gás é um dos elementos mais essenciais para garantir os ciclos econômicos do país. Ou seja, com a oneração dos gastos necessários ao fomento da produção industrial e manutenção do ciclo alemão, a economia será a grande vítima.
Os investidores precisam estar atentos a estes movimentos, principalmente ao investir diretamente no mercado exterior, ou em ações que dependem destas relações e balanças comerciais.