Notícias

Foi vítima de uma pirâmide financeira? Saiba o que fazer

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Há o ditado que diz: quando a esmola é demais o santo desconfia. Assim são os golpes da pirâmides financeira. Se você foi vítima de uma, veja como proceder.

Na promessa de dinheiro rápido, golpistas se aproveitam para arranjar mais vítimas. No início parece uma ótima ideia de um investimento muito lucrativo. Não precisa aplicar muito dinheiro para entrar e promete lucros extraordinários. Mas depois vem a dor de cabeça.

Para entender melhor, a pirâmide financeira tem uma estrutura muito semelhante ao Marketing Multinível. O MM é um tipo de negócio lícito. Funciona através da venda de produtos e serviços por meio de investidores.

Os golpistas vendem a falsa idealização de um bom investimento à vítima. Portanto, isso dificulta a pessoa de reconhecer um esquema fraudulento.

Uma dica é desconfiar de propostas onde o crescimento na empresa se dá por meio de recrutamento de novas pessoas. E não através de venda de produtos ou serviços, como deveria ser.

Todo o investimento feito pelo associado é utilizado para atrair e pagar novos investidores. Por isso quanto mais tarde entrar no esquema, mas difícil as chances de recuperar o valor investido.

E se você caiu em um gole, fique atendo para não cair novamente. Uma vez vítima, a pessoa passa a ser um alvo. Isso porque os fraudadores costumam compartilhar dados das pessoas que eles recrutam.

Também podem se disfarçar de policiais ou advogados que prometem ajudar a recuperar o dinheiro perdido. Então como de costume, pedem uma taxa antecipada. Abra o olho!

Como denunciar uma pirâmide financeira

A pirâmide financeira é uma prática ilegal. Então se você foi vítima de uma, você pode denunciar a instituição aos órgãos competentes. Assim veja quais ações você deve tomar:

  • Junte todas as provas que você tiver sobre a empresa. Comprovantes de depósitos, toda comunicação escrita como mensagens e e-mails, documentos servem como provas;
  • Vá até a delegacia mais próxima e registre uma ocorrência contra a empresa;
  • Faça uma denúncia no MPF (Ministério Publico Federal). Você pode fazer online pelo site de forma simples e anônima. Acesse o link: http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac e clique na opção “Faça sua Manifestação”;
  • Denuncie também a empresa junto ao PROCON.