Fraude na Via Varejo (VVAR3) pode ter ocorrido. Assim, a própria empresa está investigando balanços, se desconfia que executivos da Via cometeram erros na criação do balanço financeiro da companhia. A via Varejo é uma das queridinhas do mercado e até está sendo chamado de “A nova Magazine Luiza” do mercado.
Investigação ocorre a um mês
Por volta de um mês, a Via varejo recebeu a denuncia de que seus executivos estavam realizando atividades ilícitas. Assim , logo depois que ocorreu, contratou advogados e auditores para dar segmento a investigação. Assim se preocupando em analisar cada detalhe da respectiva denuncia.
Erros na divulgação de dados ou manipulação?
De acordo com informações, as práticas realizadas pelos executivos foram:
- Contabilizar despesas como CAPEX ( Capital Expenditure) como se o montante fosse destinado a melhorias da operação.
- Porém o dinheiro na verdade foi destinado para OPEX (Operational Expenditure) ou seja, para despesas operacionais
Essa manipulação pode ter ocorrido com a intenção de que no futuro as despesas CAPEX poderiam ser transformadas em receitas e diminuir as provisões da empresa. Assim o retorno sobre investimento (ROI) seria maior que o Real. Já que gastos com CAPEX podem se transformar em benefícios no futuro e OPEX são gastos do cotidiano da empresa, se retorno lucrativo.
“Fazendo isso, a empresa aumenta seu lucro imediato do trimestre da empresa. E constrói um ativo que, na verdade, não existe” informa especialista.
É importante a empresa resolver isso e punir os culpados para que se mantenha a integridade da imagem da empresa perante o mercado.
Ações da empresa despencam no dia mas já subiram novamente
Por volta das 14hs as ações da Via Varejo (VVAR3) tiveram uma forte queda de quase 10%. O mercado parece ter entrado em um modo de “pânico”. O que muitos analistas afirmam ser irracional. Assim, é necessário apurar os fatos com clareza e não só ouvir “boatos”.
No entanto, as ações da empresa mostraram forte recuperação, revertendo a queda para quase R$ 7,00 novamente, mas ainda marcam uma ligeira queda de 3,10% no dia.
Em razão da divulgação de comunicado durante o pregão, as negociações acabaram sendo suspensas momentaneamente.
Ao final do pregão de hoje (13), a Via Varejo (VVAR3) irá divulgar os seus resultados do terceiro trimestre ao mercado e se necessário, um novo comunicado ao mercado sobre a apuração.
No momento, não há qualquer irregularidade constatada, segundo a primeira apuração. Além disso, também não se consta nenhuma irregularidade até o momento, durante a segunda fase de investigações.