Opinião pública

Genial/Quaest: 49% veem Lula mais forte após encontro com Trump

Levantamento mostra divisão no eleitorado; maioria acredita que presidentes do Brasil e dos EUA devem se aproximar em próximos encontros.

Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil/ REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil/ REUTERS/Jonathan Ernst
  • 49% dos brasileiros acreditam que Lula saiu fortalecido politicamente após encontro com Trump
  • Lulistas veem vitória clara, mas bolsonaristas apontam enfraquecimento
  • 51% acreditam que Lula e Trump vão se dar bem em futuros encontros

O breve encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em Nova York, virou munição política no Brasil. Apesar da duração inferior a um minuto, a reunião foi suficiente para impactar a opinião pública.

De acordo com pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), 49% dos brasileiros acreditam que Lula saiu mais forte politicamente. O resultado surpreendeu analistas, já que o encontro ocorreu em meio ao tarifaço imposto pelos EUA contra exportações brasileiras e às sanções aplicadas a autoridades do governo e do Judiciário.

Lulistas enxergam vitória clara

Entre os eleitores lulistas, 78% avaliaram o encontro como positivo para o presidente. Já entre a esquerda não lulista, o número chega a 75%. Mesmo no grupo dos que não têm posicionamento político, 44% consideraram Lula fortalecido, contra 25% que apontaram enfraquecimento.

Do outro lado, a percepção é diferente. Entre os bolsonaristas, 51% acreditam que o petista saiu mais fraco da reunião, enquanto apenas 26% afirmam que ele se fortaleceu. A divisão mostra como o episódio foi interpretado de forma distinta de acordo com a visão política de cada eleitorado.

Esse contraste reforça o peso simbólico da conversa, já que o encontro foi rapidamente explorado nos discursos de ambas as bases, criando narrativas opostas sobre seus efeitos.

Trump elogia Lula e aumenta repercussão

O presidente americano fez questão de destacar a reunião em seu discurso na Assembleia-Geral da ONU. Ele disse ter sentido uma “química excelente” com Lula e afirmou: “Ele parece um homem muito legal. Eu gostei dele e ele gostou de mim”.

A fala repercutiu no Brasil, onde 57% dos eleitores afirmam ter ouvido os elogios de Trump ao presidente. Para analistas, esse gesto ajuda a reforçar a narrativa de que Lula ganhou protagonismo no palco internacional mesmo em meio a divergências comerciais e diplomáticas.

A percepção positiva ajudou a deslocar o foco do tarifaço e das sanções impostas recentemente pelos EUA, criando uma brecha de valorização política para Lula dentro do cenário doméstico.

Expectativas para próximos encontros

A pesquisa também testou o que os eleitores esperam de Lula em futuros encontros com Trump. 51% acreditam que os dois vão se dar bem, enquanto 36% apostam em conflitos. Outros 13% preferiram não opinar.

Além disso, 65% defendem que Lula adote uma postura amigável, contra 25% que querem uma abordagem mais dura. O dado mostra que a maioria prefere cautela e diálogo no relacionamento com o republicano.

O instituto ouviu 2.004 eleitores presencialmente entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de confiança.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.