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Geração Z é a que mais busca por informações em canais digitais na hora de investir e está aberta a aplicações com maior risco

Foto/Reprodução GDI
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Criptomoedas e ações estão na mira desse público, aponta pesquisa da ANBIMA

A Geração Z é a que mais recorre a canais digitais para entender melhor sobre os investimentos disponíveis no mercado e a que mais ouve os influenciadores digitais em suas redes sociais nessa busca por informação sobre o melhor produto. Quando decide investir, essa geração também é a mais tecnológica, usando preferencialmente aplicativos de instituições financeiras, e, ao escolher onde vai aplicar seu dinheiro, está mais aberta a produtos financeiros de maior risco, como criptomoedas e ações. 

Os dados que mostram esse panorama são do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha e que nesta quinta edição traz recortes também por geração, tornando o estudo sobre o comportamento financeiro da população ainda mais abrangente.

Segundo Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da ANBIMA, o resultado mostra uma mudança de comportamento clara entre as gerações, com um processo de digitalização acelerada que tem uma adesão muito grande das gerações mais novas.

“Os dados sobre o acesso a canais digitais da Geração Z mostram realmente um ponto de inflexão, com um número muito mais significativo do que as demais gerações aderindo aos canais digitais para buscar informações, decidir como e onde aplicar e implementar essa decisão”

afirma o executivo.

Principal meio para decidir o melhor produto financeiro para investir

Os canais digitais –considerando aplicativos e sites de bancos e corretoras, portais de notícias, fóruns online e blogs– têm a preferência de 40% dos investidores da Geração Z, maior percentual entre todos os grupos quando estimulados e apresentadas múltiplas respostas sobre qual o principal meio na busca por informações sobre investimentos. Os influenciadores digitais também são relevantes, com índice de 12%, proporção que chega a ser o dobro da média da população (6%).

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Base: Entrevistados investidores. Total: 1.761. Pergunta estimulada, com múltiplas respostas.

Nas respostas espontâneas e sobre canais específicos de mídia, YouTube (59%) e Instagram (52%) se destacam entre as preferências da Geração Z, ante uma média de 37% e 25%, respectivamente, quando observados os dados de todas as gerações que procuram informações sobre investimento.

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Base: Entrevistados que buscam informação. Total: 1.522.

Como a Geração Z aplica seus recursos?

Quando questionados sobre o principal meio utilizado para fazer um aporte financeiro, o aplicativo do banco foi a resposta de 54% dos investidores da Geração Z, seguida pela preferência por ir pessoalmente ao banco (15%) e os aplicativos de corretoras de investimentos (11%). Os investidores Millenials têm comportamento parecido, enquanto as outras gerações destoam.

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Base: Entrevistados investidores. Total: 1.761.

Onde a Geração Z aplica seus recursos?

A poupança ainda é o investimento mais utilizado pelos jovens da Geração Z (14%), mas o percentual é bem menor quando comparado às outras gerações. Os olhares também estão atentos aos produtos financeiros mais novos, como as moedas digitais/criptomoedas (5%), e os de maior risco, como ações (3%).

“Outro traço importante é o fato de os investidores mais jovens estarem arriscando e experimentando mais, tendo um interesse muito grande, por exemplo, em criptomoedas. Ter uma carteira um pouco mais arriscada faz sentido quando se é jovem: você tem o tempo a seu favor. O que precisamos sempre lembrar é que isso faz sentido dentro de uma carteira diversificada, sem estar exposto só a um risco específico e com um portfólio que esteja adequado aos seus objetivos”

ressalta Billi.

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Base: Amostra total: 5.878.

Conhecimento das instituições financeiras

O levantamento também apontou a diferença no conhecimento das instituições financeiras entre as gerações mais novas e as mais antigas. Os bancos digitais foram citados espontaneamente por 17% de todas as pessoas da Geração Z, seguido dos Millenials (14%). Na outra ponta, somente 1% das pessoas com 76 anos ou mais mencionaram as instituições financeiras digitais.

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Base: Amostra total: 5.878.

Ainda de acordo com o estudo, 31% dos brasileiros, aproximadamente 52 milhões de pessoas, tinham investimentos em produtos financeiros em 2021. Na Geração Z, esse percentual chegou a 26%, ficando um pouco abaixo na comparação com Millenials (33%), Geração X (33%) e Boomers (31%).

Sobre o Raio X do Investidor

Esta é a quinta edição da pesquisa Raio X do Investidor, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram presencialmente entre 9 e 30 de novembro de 2021, com 5.878 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do País. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A amostra com entrevistados que conhecem algum tipo de investimento foi de 5.604 pessoas, a que considerava a parcela da população que investe foi de 1.761 entrevistados e os que procuram informações sobre o tema foi de 1.522 pessoas.