O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 30, a lista oficial dos feriados e pontos facultativos de 2025, com 10 feriados nacionais e oito pontos facultativos. Entre os destaques, estão as quatro possibilidades de feriados prolongados, que oferecem aos trabalhadores a chance de emendar folgas ao longo do ano.
De acordo com a tabela divulgada no Diário Oficial da União, o primeiro feriado prolongado de 2025 será o da Paixão de Cristo, em 18 de abril, uma sexta-feira, seguido pelo feriado de Tiradentes em 21 de abril, que cai numa segunda-feira. Além disso, haverá outras três ocasiões de “longas folgas” em 2025: o Dia do Trabalhador (1º de maio), o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que, ao cair em uma quinta-feira, permite emenda com o fim de semana.
Apesar das oportunidades de folga extra, muitos feriados em 2025 ocorrerão nos fins de semana. Quatro das 10 datas oficiais de feriado nacional serão comemoradas no sábado ou domingo: 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).
Em relação aos pontos facultativos, o Carnaval, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de março, não é considerado feriado nacional, mas será amplamente observado como folga em diversas regiões do país. Outros pontos facultativos são o Dia do Servidor Público (28 de outubro) e a Véspera de Natal (24 de dezembro).
A seguir, a lista completa de feriados e pontos facultativos:
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional)
- 3 e 4 de março: Carnaval (ponto facultativo)
- 18 e 21 de abril: Paixão de Cristo e Tiradentes (feriados nacionais)
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
- 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
- 2 de novembro: Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 de novembro: Consciência Negra (feriado nacional)
- 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)