Tarifas comerciais

Honda vai produzir novo Civic nos EUA e não mais no México

Fabricante japonesa altera estratégia e decide produzir modelo em Indiana, minimizando riscos com tarifas comerciais.

Honda vai produzir novo Civic nos EUA e não mais no México
  • Honda muda produção do Civic híbrido do México para os EUA
  • Tarifa de 25% proposta por Trump influencia decisão da montadora
  • Produção começa em 2028, com estimativa de 210 mil unidades anuais

A Honda decidiu produzir a próxima geração do Civic híbrido no estado de Indiana, nos Estados Unidos, em vez do México. A mudança tem como objetivo evitar possíveis tarifas de 25% sobre produtos do México e Canadá, propostas pelo ex-presidente Donald Trump.

A decisão da montadora japonesa representa um dos primeiros movimentos concretos da indústria automobilística para minimizar impactos comerciais.

Mudança de estratégia

Inicialmente, a Honda planejava fabricar o novo Civic em Guanajuato, no México, com previsão de início da produção em novembro de 2027. No entanto, com o aumento dos custos e a incerteza em relação às tarifas, a montadora optou por transferir a produção para Indiana, onde espera fabricar cerca de 210 mil unidades por ano a partir de maio de 2028.

Impacto das tarifas

A proposta de Trump de impor tarifas elevadas sobre veículos importados do México e do Canadá pressionou diversas montadoras a reconsiderar suas cadeias produtivas. A Honda, que exporta aproximadamente 80% de sua produção mexicana para os EUA, precisou rever sua estratégia para evitar custos adicionais e manter a competitividade do Civic no mercado norte-americano.

Produção e mercado

A Honda comercializou cerca de 1,4 milhão de veículos nos EUA no ano passado, incluindo modelos da marca Acura. O Civic se destacou como o segundo carro mais vendido da empresa no país, com mais de 240 mil unidades comercializadas, perdendo apenas para o CR-V. O modelo é popular devido ao seu custo-benefício, e as vendas cresceram 21% no último ano.

Riscos e alternativas

Caso a produção em Indiana não atenda à demanda, a Honda buscará fornecedores de países não afetados pelas tarifas. No entanto, a empresa também enfrenta riscos com possíveis retaliações comerciais. Se México e Canadá impuserem tarifas contra veículos fabricados nos EUA, a montadora pode ver seus custos aumentarem ainda mais.

A Honda segue monitorando o ambiente econômico e as políticas comerciais para ajustar sua produção globalmente. A mudança para Indiana reforça a estratégia da empresa de se adaptar às incertezas do mercado e proteger a rentabilidade de um dos seus modelos mais populares.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz
Estudante de Jornalismo, apaixonada por redação e escrita! Tenho experiência na área educacional (alfabetização e letramento) e na área comercial/administrativ