Notícias

Ibovespa amplia perdas devido aos riscos fiscais

O Ibovespa abriu em queda nesta quinta-feira e amplia cada vez mais as perdas devido as recentes falas do ministro da Economia. Confira os destaques de hoje.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O Ibovespa abriu em queda nesta quinta-feira e amplia cada vez mais as perdas devido as recentes falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, acerca do Auxílio Brasil. De acordo com Guedes e o ministro da Cidadania, João Roma, o benefício será de, no mínimo, R$ 400 por família. Contudo, ainda não explicações concretas da origem desses recursos.

“Estávamos estudando se faríamos antecipação da revisão de teto de gastos para 2026 ou se pediríamos um waiver [perdão fiscal] para gastar essa camada temporária de proteção.”

disse Paulo Guedes.

Todavia, em entrevista à CNN, Roma afirmou que o governo viabilizará o auxílio com responsabilidade fiscal, sem ultrapassar o teto. Portanto, declaração contraditórias deixam os investidores ainda mais confusos e avessos ao risco. Dessa forma, o Ibovespa segue o movimento de ontem, quando caiu cerca de 2% e confirmando movimento dos futuros. O EWZ, principal ETF (Exchanged Traded Funds) que replicam o Ibovespa nos EUA, caíam cerca de 4% no pré market em Nova York.

Além disso, ainda hoje terá a votação do texto da PEC dos precatórios, em uma comissão especial na Câmara. Vale lembrar que tal encontro para discutir as dívidas judiciais da União já foi adiado duas vezes. O mesmo é importante pois deve definir uma fonte de financiamento para o Auxílio Brasil.

Passando rapidamente pelo exterior, apenas o Nasdaq opera em alta nos Estados Unidos, o S&P e o Dow Jones caem levemente. Na Europa o clima também é de tensão, o DAX, da Alemanha, assim como o FTSE 100, da Inglaterra, cai forte.

Confira agora os principais desempenhos do Ibovespa.

Empresa Ticker Variação
Getnet GETT11 4,19%
PetroRio PRIO3 0,74%
Gol GOLL4 0,14%
Natura NTCO3 0,00%
Bradesco BBDC4 0,00%