O Ibovespa opera sem uma direção definida na manhã desta quarta-feira. Hoje o grande destaque é a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Isto é, hoje, a partir das 18h30, a autoridade monetária irá divulgar a nova Selic para os próximos 45 dias, que deve chegar a 9,25% ao ano.
Além disso, o cenário doméstico segue influenciado pela PEC dos precatórios. Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e Arthur Lira, presidente da Câmara, chegaram a um acordo sobre a promulgação da PEC. Dessa forma, espera-se que os pontos de comum acordo sejam aprovados pelas casas, abrindo espaço para a proposta de orçamento de 2022.
Ademais, hoje saíram os dados referentes as vendas do varejo de outubro, com queda de 0,10%. Portanto, frustrando as expectativas de crescimento de 0,80%.
“As atividades de varejo permanecem em tendência de queda em meio a persistente alta da inflação, a condições financeiras mais restritivas, ao aumento do endividamento das famílias e a mudança do gasto privado de bens e serviços.”
disse a XP em relatório.
Em relação ao cenário internacional, há perspectivas de acordo entre democratas e republicanos para aumentar o teto da dívida dos Estados Unidos. De acordo com Mitch McConnel, líder dos republicanos no Senado, seu partido irá colaborar com os democratas, ao menos parcialmente.
Contudo, o clima ficou tenso entre Estados Unidos e Rússia em relação à Ucrânia. De acordo com Joe Biden, presidente norte-americano, caso o país de Putin invada a Ucrânia, haverá respostas “para além da economia”. Dessa forma, os índices europeus operam em baixa. O DAX, da Alemanha, cai 0,50% nesta manhã. O Bitcoin segue mesma tendência, caindo cerca de 3,50%. Confira os destaques do Ibovespa.