O Ibovespa abriu em queda nesta sexta-feira, 28 de janeiro, em dia com divulgação de muitos dados importantes. Contudo, em certo momento, o principal índice de ações do Brasil passou a operar em alta, com disparado dos preços do minério de ferro. Isto é, a commodity fechou em forte alta nos portos chineses, subindo 7,59% em Dalian e 5,59% em Qingdao.
Além disso, em relação à agenda econômica, dados melhoras do que as expectativas trazem humor ao mercado. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M (Índice Geral de Preço ao Mercado) avançou 1,82% em janeiro. Portanto, melhor que as expectativas de avanço de 1,98%.
“Os preços de bens de investimento subiram 2,07%, ante 0,87%, em dezembro de 2021. Já os preços de materiais e componentes para manufatura avançaram para 1,33%, depois de subirem 0,40% no mês passado. Por fim, o minério, embalado pela escalada do preço internacional, fechou janeiro com alta de 18,26% e respondeu por 52% do resultado do IPA.”
disse o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz.
Ademais, outro dado muito importante para a conjuntura brasileira é a PNAD Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego caiu para 11,6% no trimestre findo em novembro. Dessa forma, o resultado veio levemente acima das expectativas de 11,7%. Isto é, o número de pessoas desempregadas caiu 10,6% no período, somando hoje 12,4 milhões.
Por volta das 11h, os principais índices da Europa caíam. O FTSE 100, da Inglaterra, caía 1,36%, e o DAX, da Alemanha, 1,94%. O Ibovespa, contudo, caminhava no positivo, subindo cerca de 0,12%. Confira os destaques: