Notícias

Ibovespa abre em queda, minério de ferro cai e Bitcoin despenca

O Ibovespa abriu em queda na manhã desta segunda-feira, em meio a queda de uma das principais commodities. Saiba mais aqui.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O Ibovespa abriu em queda na manhã desta segunda-feira, em meio a queda de uma das principais commodities. Além disso, hoje o dia traz alguns dados nos Estados Unidos. De acordo com o Federal Reserve de Chicago, o Índice de Atividade Nacional caiu 0,15% no mês de dezembro, ante desempenho de 0,37% em novembro.

Começando a falar da China, vale destacar que o minério de ferro fechou em queda de 2,82% em Qingdao, indo a US$ 133 por tonelada. Ademais, dados do país mostram que sua economia cresceu 8,1% no ano passado. Portanto, a maior alta desde 2011, quando cresceu 9,6%. Entretanto, o resultado vem após um crescimento muito baixo – para os padrões chineses – em 2020, de apenas 2,2%.

Além disso, a mudança de política econômica no país tem levado a China à crescimentos mais sustentáveis. Dessa forma, um dos objetivos é mudar o foco do mercado externo para o interno. Assim sendo, algumas das medidas adotadas pelo país para tornar isso possível são: redução do compulsório bancário e taxa básica de juros.

Voltando ao Brasil, hoje o Banco Central divulgou mais um Focus trazendo as expectativas do mercado. De acordo com o relatório, pela segunda semana consecutiva as expectativas para a inflação neste ano subiram. Isto é, saíram dos 5,09% da semana passada para os atuais 5,15%. Além disso, em relação ao crescimento econômico, os economistas de mercado esperam um de 0,29%, assim como na semana passada. Contudo, vale destacar que há 4 semanas as projeções eram de 0,42%. Não houve nenhuma alteração no câmbio ou Selic.

Neste momento, o Ibovespa opera em queda de quase 1%; o dólar sobe 0,25%; e o Bitcoin afunda 12%. Confira os destaques.

Empresa Variação
Marfrig (MRFG3) 3,30%
CPFL Energia (CPFE3) 1,63%
Bradesco (BBDC4) 1,58%
Hapvida (HAPV3) 1,55%
Banco do Brasil (BBAS3) 1,25%