Novas rotas

"Ifood da China" pode chegar ao Brasil com delivery por drones

Meituan aposta em Dubai como ponte para globalização e mira Brasil em expansão ousada com aeronaves autônomas.

Crédito: Depositphotos
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  • Meituan lança serviço de drones em Dubai e planeja novas rotas ainda em 2025.
  • Empresa estrutura operação local com investimento de R$ 5 bilhões e pode enfrentar o iFood.
  • Drones ganham espaço como solução para entregas mais rápidas e sustentáveis no setor de delivery.

Líder no mercado de entregas por aplicativo na China, a Meituan iniciou voos com drones em Dubai e prepara entrada no Brasil ainda em 2025, desafiando o domínio do iFood.

Meituan acelera internacionalização com drones nos céus de Dubai

A Meituan, conhecida por seu domínio absoluto no delivery chinês, acaba de dar um salto estratégico: a estreia do serviço de entregas por drones fora da Ásia. Dubai foi escolhida como a primeira cidade internacional a receber a tecnologia, devido à regulamentação favorável e à infraestrutura urbana moderna.

Desde dezembro de 2024, a empresa opera voos na cidade sob a marca Keeta Drone, com autorização para voos além da linha de visão (BVLOS), concedida pela Autoridade de Aviação Civil de Dubai. Os drones fazem entregas em locais como o Rochester Institute of Technology e o Dubai Digital Park, e novas parcerias com hospitais estão viabilizando entregas de medicamentos.

Além disso, a Meituan já conta com 53 rotas comerciais de drones na China. Até dezembro de 2024, a empresa havia feito mais de 400 mil entregas aéreas. Segundo o vice-presidente Yinian Mao, a meta é abrir até três novas rotas internacionais até o fim deste ano.

Tecnologia, clima e logística: como Dubai virou o laboratório da Meituan

A escolha de Dubai não foi por acaso. O emirado tem se destacado como um polo de testes para mobilidade aérea e vem facilitando regulações para veículos autônomos. Isso permitiu à Meituan implementar rapidamente um sistema de entregas com pousos e decolagens automatizados.

Os drones foram adaptados para suportar o calor extremo da região e integrar-se aos corredores aéreos urbanos da cidade. Segundo especialistas em logística, o modelo de operação utilizado ali pode servir de base para sua implementação futura em cidades latino-americanas, incluindo o Brasil.

O uso de drones promete reduzir significativamente o tempo das entregas, com maior eficiência no chamado “último quilômetro”. Isso não apenas representa um diferencial competitivo, mas também demonstra o investimento pesado em automação.

Brasil no radar: Keeta pode enfrentar iFood ainda em 2025

Embora Dubai seja o primeiro passo, o plano da Meituan vai além: o Brasil está entre os principais alvos da sua expansão. De acordo com reportagens recentes, a empresa pretende lançar a marca Keeta no país, com investimento de cerca de R$ 5 bilhões.

A operação brasileira já está em fase de estruturação tributária e logística. A Meituan busca parcerias locais para facilitar sua entrada e adaptar seu modelo de operação às especificidades do mercado nacional. A meta é começar pelas grandes capitais e, gradualmente, incluir o uso de drones conforme a regulação permitir.

Atualmente, o iFood lidera o setor de delivery no Brasil com ampla vantagem. No entanto, a chegada de uma concorrente global, altamente tecnológica e capitalizada, pode mudar o cenário. Caso os testes deem certo, o país poderá se tornar o segundo território fora da Ásia a receber entregas por drones da Meituan.

Nova fronteira para o delivery: tendências e impactos esperados

A expansão internacional da Meituan mostra como o setor de delivery está entrando em uma nova fase. Com a aceleração da automação, empresas buscam soluções que unam rapidez, sustentabilidade e custo-benefício.

A adoção de drones também levanta questões sobre regulamentação, segurança e impacto ambiental. No Brasil, a Anac ainda impõe limitações a voos autônomos em áreas urbanas, mas especialistas avaliam que esse cenário deve mudar nos próximos anos, especialmente com a pressão de players globais.

Desse modo, a presença da Meituan poderá, inclusive, acelerar a atualização do marco regulatório da aviação civil voltado à logística urbana. Portanto, isso colocaria o Brasil entre os pioneiros da América Latina nesse tipo de entrega.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.