Autorização suspensa

Inmetro suspende venda de pneu de Chinesa no Brasil

Marca pertencente ao grupo chinês Sunset Tires teve autorização suspensa devido a irregularidades e empresa nega impacto nas operações.

Inmetro suspende venda de pneu de Chinesa no Brasil
  • Inmetro suspende comercialização de pneus Xbri por questões de segurança e fraude documental
  • Sunset Tires não possui empresa registrada no Brasil, operando a partir do Paraguai
  • Empresa nega impedimento total e afirma que suspensão é provisória e limitada a um modelo

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) determinou a suspensão da comercialização dos pneus da marca Xbri no Brasil. O Inmetro anunciou a decisão nesta quarta (26) após identificar riscos à segurança dos consumidores, danos ambientais e indícios de fraude em documentos.

A Xbri pertence ao grupo chinês Sunset Tires, que não possui empresa registrada no Brasil, mas sim no Paraguai.

A marca, que comercializa cerca de 1 milhão de pneus anualmente no país, também é um dos patrocinadores do Flamengo, um dos maiores clubes de futebol do Brasil. A decisão do Inmetro impede, temporariamente, a venda dos produtos da Xbri até que as pendências sejam esclarecidas e regularizadas.

Motivos da suspensão

O Inmetro, portanto, suspendeu os produtos da marca por precaução, após identificar falhas que poderiam colocar os consumidores em risco.

Além disso, a entidade identificou inconformidades na documentação apresentada para a certificação de pneus, o que levantou suspeitas de irregularidades.

Outro fator relevante é a ausência de um registro formal da Sunset Tires no Brasil, o que, segundo especialistas, pode dificultar a fiscalização e a responsabilização da empresa em caso de problemas técnicos ou eventuais acidentes envolvendo os pneus Xbri.

Defesa da empresa

Em resposta à decisão, a assessoria da Xbri enviou uma nota afirmando que a suspensão imposta pelo Inmetro é cautelar e limitada a um único fornecedor e modelo de pneu.

A empresa negou que tenha sido impedida de operar no Brasil e garantiu que suas demais certificações seguem válidas.

Segundo a Xbri, a detentora do registro já apresentou os esclarecimentos necessários para demonstrar que a medida de suspensão não se justifica. E, ainda, que as operações da empresa seguem normalmente.

“A comercialização dos pneus Xbri e de outras marcas da Sunset Tires continua sem qualquer impacto, garantindo o abastecimento do mercado brasileiro com produtos de qualidade, devidamente certificados e dentro das normas regulatórias”, declarou a empresa na nota oficial.

A empresa, no entanto, também contestou a informação de que a Sunset Tires não tem atuação regular no Brasil.

“Cumprimos todas as exigências legais e operacionais para a comercialização de nossos produtos no país. Além do Brasil, o grupo está presente em mais de 30 países”, ressaltou.

Próximos passos

O Inmetro ainda não detalhou os prazos para a resolução das pendências e o possível restabelecimento da autorização para a Xbri. Enquanto isso, consumidores e revendedores aguardam esclarecimentos sobre o impacto da suspensão e a garantia da segurança dos produtos comercializados no país.

A medida do Inmetro acende um alerta para a necessidade de fiscalização rigorosa no setor de pneus, garantindo que apenas produtos devidamente certificados e em conformidade com os padrões de segurança cheguem ao consumidor final.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz
Estudante de Jornalismo, apaixonada por redação e escrita! Tenho experiência na área educacional (alfabetização e letramento) e na área comercial/administrativ