Tecnologia móvel

Internet de graça no celular? Starlink libera acesso via satélite no Brasil — e já está funcionando

Desde a última quinta (31), mais de 50 modelos de celulares já podem acessar rede Starlink em áreas sem sinal, com conexão direta ao satélite.

Crédito: Depositphotos.
Crédito: Depositphotos.
  • Serviço gratuito da Starlink permite enviar mensagens e compartilhar localização sem torre de celular.
  • Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a receber a novidade; expansão será gradual.
  • Celulares de Apple, Samsung, Motorola e Google são compatíveis com a tecnologia.

A Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX, liberou nesta quinta-feira (31) acesso gratuito à sua rede para celulares compatíveis no Brasil. Assim, o serviço, chamado “Direct to Cell”, já funciona para mais de 50 modelos de smartphones, incluindo aparelhos da Apple, Samsung, Motorola e Google.

Nesse sentido, a tecnologia permite enviar e receber mensagens, compartilhar localização e acessar serviços de emergência mesmo em locais onde não há sinal de operadora. Desse modo, o Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a receber o serviço, que funcionará automaticamente em áreas sem cobertura terrestre.

Como funciona a internet via satélite no celular

Diferentemente das redes móveis convencionais, que dependem de torres de celular fixas, a Starlink usa satélites em órbita baixa da Terra como “torres no espaço”. Isso permite ampliar a cobertura para regiões remotas e inacessíveis.

Sendo assim, o funcionamento do sistema é simples: quando o celular estiver fora do alcance de antenas tradicionais, a rede T-Mobile SpaceX será ativada automaticamente, desde que o aparelho seja compatível e esteja com o sistema operacional atualizado.

Além disso, para que a funcionalidade seja ativada, é preciso habilitar a opção de conexão automática para redes emergenciais, disponível nas configurações de “Conexões” ou “Redes móveis” do dispositivo.

Neste primeiro momento, o serviço é gratuito e limitado a funções básicas, como mensagens de texto, localização e emergências. Portanto, a expectativa é que chamadas de voz e navegação na internet sejam liberadas futuramente.

Modelos compatíveis e requisitos técnicos

Entre os mais de 50 modelos de smartphones compatíveis, estão aparelhos lançados em 2024 e 2025. A lista inclui:

Apple:

  • iPhone 14, 14 Plus, Pro e Pro Max
  • iPhone 15 e 16, em todas as versões

Samsung:

  • Galaxy S21, S22, S23 e S24 (incluindo Fan Edition e Ultra)
  • Galaxy A14 a A54, Z Flip3 ao Z Flip6, Z Fold3 ao Z Fold6
  • Galaxy X Cover6 Pro e novos Galaxy S25

Motorola:

  • Razr, Edge, Moto G 5G e G Stylus 5G (todos de 2024)

Google:

  • Pixel 9, 9 Pro, Pro XL e Pro Fold

T-Mobile (EUA):

  • REVL 7 5G e REVL 7 Pro 5G

Para que a funcionalidade opere corretamente, os dispositivos precisam estar atualizados com o sistema operacional mais recente (iOS ou Android). Caso contrário, o suporte ao satélite emergencial pode não estar habilitado.

Mato Grosso do Sul na frente — expansão em breve

Mato Grosso do Sul será o primeiro estado brasileiro a contar com a nova rede, especialmente em regiões de baixa conectividade rural. A EMS informou que a expansão será gradual, com outras localidades das regiões Sul e Sudeste sendo atendidas nas próximas semanas.

Além disso, a escolha do estado piloto reflete o alto índice de áreas remotas e carência de sinal em zonas agrícolas, indígenas e de conservação. O modelo pode servir de base para outras regiões do país.

Desse modo, o acesso gratuito representa um avanço tecnológico significativo, especialmente para emergências em locais isolados, como rodovias, trilhas e áreas rurais. Por fim, com a ampliação planejada para chamadas e navegação, a Starlink promete mudar o padrão de conectividade no Brasil.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.