Notícias

Investidores estão com um ar “dramático” sob a variante e fogem antes do final de semana

Investidores estão fugindo do risco antes do final de semana. Confira!

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O mercado interno já não está com problemas suficientes, que hoje acorda com mais uma, que é sobre uma preocupante variante do coronavírus na África do Sul. Isso acabou refletindo no mercado internacional, que desencadeou um movimento interno de fuga de risco antes do final de semana. De acordo com essa informação, a bolsa de valores brasileira (B3 — Brasil, Bolsa, Balcão) apresentou uma queda acentuada após o início do pregão.

Dessa maneira, após 30 minutos da abertura a bolsa já acumulava uma queda de mais de 3%. Além disso, nos EUA é dia de ação de graças, que pode refletir aqui no mercado interno.

Entretanto, segundo o Capital Economics, destaca que toda esse desempenho interno pode ser visto apenas pela emoção desacerbada, com um toque “dramático”. Ainda destaca que tem sido semelhante ao início do período de 2020, com diversas incertezas em torno da trajetória da pandemia.

“Ativos e moedas de risco caíram de maneira generalizada, enquanto os rendimentos dos títulos caíram drasticamente e os portos seguros – notadamente o iene — subiram”

Destaca Jonas Goltermann, economista sênior da Capital.

Outro detalhe que o mesmo comenta, é que com as expectativas de taxas de curto prazo, que subiram significativamente nos Estados Unidos.

No entanto, Jonas ressalta que há incertezas no cenário e que não pode cravar nada, explica, que “É muito cedo para saber até que ponto a nova variante afetará as economias e os mercados, e os movimentos do mercado de hoje provavelmente foram exacerbados pela redução da liquidez devido ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e pelo risco de novas más notícias surgirem no fim de semana”.

Isso porque a maior parte dos mercados parece estar descontando uma visão otimista sobre o ritmo da recuperação econômica. E todas as premissas sobre o mercado na totalidade, estão em risco.