Notícias

IPO da dona dos sites Buscapé, Zoom e Bondfaro vem aí

A IPO poderá levar a companhia a atingir um crescimento de mais de R$ 5 bilhões.

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A companhia responsável pela gestão dos sites Buscapé, Zoom e Bondfaro irá realizar a abertura de capital na B3 por meio de uma IPO (oferta pública inicial de ações).

A IPO poderá levar a companhia a atingir um crescimento de mais de R$ 5 bilhões.

A oferta será majoritariamente primária e, provavelmente, contará com uma parte secundária ainda a ser definida.

Os coordenadores escolhidos para essa operação foram o BTG Pactual (líder), JP Morgan, Goldman Sachs e Itaú BBA.

Atualmente, as companhias de ecommerce apresentadas na Bolsa de Valores atuam de duas maneiras: ou vendem seu próprio estoque ao cliente ou operam marketplaces. Entretanto, a Mosaico é diferente de suas concorrentes.

A companhia produz conteúdo proprietário que auxilia os consumidores tomarem uma decisão de compra. Essa medida origina vendas para o varejo.

Ademais, a empresa possui clientes de diversos sites de destaque no ecommerce. Entre elas, estão as lojas virtuais da indústria (D2C), além das lojas pequenas e médias que trabalham por meio de um modelo intitulado de intermediação. Nesse modelo, a venda é realizada nas plataformas criadas pela Mosaico.

Mosaico tem receita líquida de R$ 114 milhões

A Mosaico já está imersa no universo mobile. A companhia conta com, aproximadamente, de 87% de sua audiência acessando os sites por meio dos celulares.

Fundada em 1999, a Mosaico apresentou seu primeiro site, o Bondfaro. Em meados de 2006, o site se fundiu com o Buscapé. Por fim, a nova companhia foi vendida para a Naspers, em 2009.

Em 2010, os empreendedores responsáveis pela Mosaico, criaram o site Zoom. O objetivo do site era atuar como uma empresa de conteúdo que faria o usuário comprar de maneira inteligente: o cliente conta com alertas de preço que avisam quando o preço diminui. Além disso, o site também oferece a ajuda de especialistas que ajudam os usuários a encontrar os produtos mais adequados para a compra, por meio de artigos e vídeos que comparam os produtos.