O conselho de administração da Irani (RANI3) aprovou a distribuição de dividendos intercalares no valor de R$ 20,4 milhões, correspondentes a R$ 0,0843634412 por ação ordinária. Os detentores de ações da companhia em 08 de maio de 2023 têm direito ao recebimento dos proventos.
Mas o que são dividendos? E por que as empresas optam por pagar essa forma de remuneração aos seus acionistas? Dividendos são uma parte dos lucros distribuídos pelas empresas aos seus acionistas. Essa remuneração é uma forma de compartilhar os resultados positivos com aqueles que investem na companhia, incentivando a manutenção e o aumento de seus investimentos.
Os dividendos podem ser pagos periodicamente, de forma intercalada ou anual. A distribuição desses proventos é decidida pelos conselhos de administração das empresas, que analisam diversos fatores, como a saúde financeira da companhia, a necessidade de investimentos em projetos futuros, entre outros.
É importante destacar que os dividendos não são a única forma de remuneração aos acionistas. Existem ainda os Juros sobre Capital Próprio (JCP), que também são uma forma de distribuição de lucros, mas que possuem algumas diferenças em relação aos dividendos.
Os JCP são uma despesa financeira para a empresa e, por isso, são dedutíveis no Imposto de Renda. Já os dividendos não têm essa característica. Além disso, os JCP são tributados na fonte, enquanto os dividendos não são.
É importante que os investidores fiquem atentos às datas de ex-dividendos, que é o prazo limite para a compra das ações com direito ao recebimento dos proventos. A partir dessa data, as ações passam a ser negociadas “ex-proventos”, ou seja, sem o direito de receber o dividendo.
Com o pagamento dos dividendos intercalares pela Irani, os acionistas têm a oportunidade de receber uma parte dos lucros da empresa. Eles podem optar por reinvestir esses valores na própria companhia, ou então utilizar os recursos para outros fins, como aquisição de novas ações ou investimentos em outros setores. O pagamento dos proventos é uma forma de remuneração aos acionistas e um importante fator para a decisão de investir em uma empresa.
Conhece a Agenda Dividendos?
Por fim, se você é um investidor que gosta de estar ligado e antenado as empresas que mais pagam dividendos no mercado, precisa acessar a nossa Agenda de Dividendos. Lá é possível conferir as principais datas de pagamentos, e as empresas que mais estão pagando dividendos acionistas. Portanto, não deixe de clicar aqui para conferir.