Eduardo Tracanella, chief marketing officer (CMO) do Itaú Unibanco, deixou o banco após 27 anos de casa, sendo seis como CMO. Sua saída foi anunciada oficialmente ontem (02/12), mas o desligamento havia sido formalizado na última sexta-feira (29/11), durante uma reunião a portas fechadas que comunicou a alta liderança sobre o caso. O time de marketing foi informado na segunda-feira, e cerca de 400 executivos do banco foram informados da decisão.
A saída de Tracanella ocorre em meio a um contexto delicado. De acordo com o Brazil Journal, fontes afirmam que o executivo era reincidente em gastos pessoais e inapropriados com o cartão corporativo, caracterizando um desvio sério de conduta. Ainda segundo uma fonte ouvida pelo Brazil Journal, “não foi uma pamonha, ou um café. Não foi só uma vez. Foi realmente uma situação de desvio sério de conduta. Teve uma confusão no uso do cartão corporativo na pessoa física e jurídica.“
Ainda que a exposição pública do problema tenha sido desconfortável tanto para o banco quanto para Tracanella, o Itaú decidiu comunicar aos funcionários para reforçar que não transige com esse tipo de comportamento.
Procurado, Tracanella afirmou que sua saída foi “algo planejado” e comentou: “Encerro um longo ciclo de mais de 27 anos na empresa.” Ao mesmo tempo, o executivo expressou gratidão: “Amo o Itaú e sou muito grato à empresa por tanto tempo juntos e por sempre acreditar na importância de construir marca e apostar na criatividade.”
O Itaú, por sua vez, confirmou o desligamento em comunicado, agradecendo a dedicação do executivo ao longo de tantos anos e sua contribuição para a construção de uma das marcas mais admiradas do País.
A saída de Tracanella ocorre no fim de um ano marcante para o banco, que celebrou seu centenário com iniciativas como a reformulação da logomarca, mudanças no Itaú Personnalité e a negociação para trazer Madonna a um show na praia de Copacabana.
Tracanella desempenhou papel central nessas ações e na recente reformulação da unidade de negócios dedicada a pequenas e médias empresas (PMEs), com o relançamento da marca Itaú Empresas.
A notícia gerou surpresa e um “frisson” na indústria do marketing. Nos bastidores das agências que atendem o banco, um executivo comentou: “Fomos pegos de surpresa, como todo mundo. Ainda estamos assimilando a notícia junto ao time de marketing, que também ficou abalado.”
Com a saída de Tracanella, uma das cadeiras mais cobiçadas do marketing brasileiro está aberta. O Itaú deve iniciar em breve o processo de busca por um novo CMO, em um momento de renovação para uma das maiores marcas do País.