O Itaú Unibanco é autorizado pelo Banco Central e passa a operar como Iniciador de Transações de Pagamento (ITP). A iniciação de Pagamentos é uma nova funcionalidade que beneficiará tanto clientes pessoas física quanto empresas. Com ela, o banco oferece uma experiência ainda mais simplificada: a partir de agora, será possível utilizar o saldo de contas em quaisquer instituições financeiras diretamente pelos canais (aplicativo e site) do Itaú para realizar pagamentos e transferências.
Na fase-piloto, a novidade está disponível para transferências via Pix para uma base selecionada de colaboradores e clientes, e que será expandida progressivamente. Em breve, a solução poderá ser utilizada em todo o Brasil.
“Essa é mais uma iniciativa que mostra o quanto estamos empenhados em nossa agenda de inovação, com o compromisso de proporcionar aos clientes, o mais rápido possível, todos os benefícios que o Open Finance permite. Neste contexto, também estamos evoluindo na implementação do agregador de contas, que permitirá a visualização dos saldos de quaisquer contas correntes e de pagamentos, sejam elas do Itaú ou de outros bancos, a partir dos nossos canais digitais”, afirma Marcos Cavagnoli, diretor do Itaú Unibanco.
“Com a união dos dois recursos, nossos clientes poderão desfrutar de toda a experiência de uso oferecida pelo app do Itaú para também fazer uma melhor gestão da sua vida financeira e realizar transações a partir dos valores que possuem em outras instituições. De forma prática, será possível ver os saldos de três ou mais contas correntes diferentes por meio do aplicativo do Itaú e ainda movimentá-las neste mesmo ambiente”, completa Cavagnoli.
A iniciação de pagamentos também abre a possibilidade de simplificar o pagamento em compras virtuais em sites e aplicativos de lojas on-line, permitindo que os clientes adquiram produtos ou serviços nas plataformas de comercio eletrônico e ser direcionado para os canais do banco apenas para concluir a transação.
Além de contar com todos os atributos de segurança e proteção de dados do Itaú, o processo é regulado e homologado pelo Banco Central e possui uma etapa de dupla validação (com as outras instituições financeiras detentoras das contas de onde os recursos serão transferidos) para assegurar ainda mais tranquilidade aos clientes que optarem por utilizar esse recurso.