Despesas de Janja

Após críticas, Janja afirma ter "economizado em viagem ao Japão"

A primeira-dama Janja Lula da Silva se manifestou sobre os gastos, afirmando que "nunca houve falta de transparência" em relação às despesas.

Após críticas, Janja afirma ter "economizado em viagem ao Japão"
  • Janja Lula da Silva afirma que sua viagem teve transparência total
  • Primeira-dama diz ter economizado em passagens e hospedagem
  • Permanência no Japão sem agenda oficial gerou questionamentos

A primeira-dama Janja Lula da Silva se manifestou nesta terça-feira (25) sobre os gastos de sua viagem ao Japão. Afirmando, portanto, que “nunca houve falta de transparência” em relação às despesas.

Em entrevista à BBC, ela explicou que sua ida antecipada ao país asiático teve o objetivo de reduzir custos. Então, viajando com a equipe precursora e ficando hospedada na residência do embaixador brasileiro em Tóquio.

Economia com deslocamento e hospedagem

Janja destacou que tomou medidas para minimizar os custos da viagem. Segundo ela, embarcar antes da comitiva presidencial ajudou a economizar com passagens aéreas, já que viajou junto à equipe que preparava a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Obviamente, vim com a equipe precursora, inclusive, para economizar passagem aérea, vim um pouco antes, fiquei hospedada na residência do embaixador”, declarou.

A declaração ocorre em meio a questionamentos sobre sua presença no Japão desde o dia 18 de março, sem registros de compromissos oficiais até a chegada do presidente no domingo (23), pelo horário de Brasília.

A colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, publicou que a primeira-dama não cumpriu agendas públicas nesse período, o que gerou especulações sobre os custos e a finalidade da viagem.

Transparência e críticas sobre a viagem

A declaração da primeira-dama reforça a posição do governo de que não houve irregularidades nos gastos da viagem. O tema, no entanto, ganhou repercussão e alimentou debates sobre o uso de recursos públicos para deslocamentos de autoridades e seus familiares.

O governo ainda não detalhou oficialmente os custos da estadia de Janja no Japão.

A oposição e parte da opinião pública questionam a falta de transparência sobre a agenda da primeira-dama e os critérios adotados para justificar sua presença na comitiva presidencial. Parlamentares críticos ao governo cobram esclarecimentos mais detalhados sobre as despesas.

Expectativa para eventos oficiais

Com a chegada do presidente Lula, Janja deve participar de eventos oficiais e compromissos institucionais no Japão. A primeira-dama tem se destacado em viagens internacionais ao lado do presidente, frequentemente envolvendo-se em pautas sociais e encontros diplomáticos.

Nos próximos dias, são esperadas novas manifestações do governo sobre a participação de Janja na viagem, bem como eventuais detalhes financeiros que possam esclarecer os questionamentos levantados.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz
Estudante de Jornalismo, apaixonada por redação e escrita! Tenho experiência na área educacional (alfabetização e letramento) e na área comercial/administrativ