
A companhia JBS (JBSS3), um dos principais nomes do mercado brasileiro (e mundial) de alimentos, parece estar decidida a adotar práticas ESG em suas operações. Afinal, a JBS assumiu o compromisso público de zerar o balanço líquido de suas emissões de gases do efeito estufa, reduzindo a intensidade de suas emissões e compensando toda a emissão residual até 2040.
E para isso, vai adotar energia solar em 100% das operações da Swift, o braço de operações de produtos congelados! Confira agora mais detalhes!
A nova iniciativa da JBS
Assim, a iniciativa é uma parceria com a Âmbar Energia, empresa de infraestrutura e serviços em energia do grupo J&F. Pelo acordo, a Âmbar está instalando painéis fotovoltaicos nos telhados das lojas Swift e construindo fazendas solares em instalações da JBS e de terceiros.
Desse modo, até o segundo semestre de 2025, toda a rede Swift será abastecida com energia solar gerada no projeto. O acordo também contempla o plano de expansão da Swift, garantindo o abastecimento em todas as lojas inauguradas até 2025.
“Desenhamos um plano arrojado de implementação, por estarmos comprometidos com o planeta e entendermos que essa é uma opção muito mais sustentável. Assim, a luz solar pode ser usada de forma abundante sem afetar o meio ambiente, é uma energia limpa e renovável que conta com equipamentos de longa durabilidade e pouca manutenção”.
Raphael Jacob, CFO e responsável pelos programas de sustentabilidade da Swift.
Desse modo, a medida é vista com bons olhos pelo mercado. Afinal, a utilização de energia solar por grandes empresas, residências, pequenos negócios… (etc) é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.
Assim, a fonte fotovoltaica ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos cada vez mais escassos, e pode ser gerada sem emitir os gases responsáveis pelo efeito estufa, representando uma alternativa limpa e renovável.