Notícias

Joint Venture: Unipar e AES Brasil confirmam nova parceria

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Unipar Carbocloro (UNIP3; UNIP5; UNIP6) informou neste fim de semana que sua controlada indireta Unipar Indupa do Brasil concluiu a constituição de uma joint venture tendo por objeto a geração de energia eólica com a AES Brasil Energia (AESB3).

O projeto será desenvolvido no Complexo Eólico Cajuína, nas cidades de Lajes, Pedro Avelino, Angicos e Fernando Pedroza, no estado do Rio Grande do Norte.

A construção iniciou em maio de 2022, com capacidade eólica instalada 91 MW, dos quais 40 MW médios serão comercializados junto à Unipar por meio de um contrato de compra de energia com prazo de 20 anos com início de vigência em 2024 e sob regime de autoprodução (PPA).

O que é uma Joint Venture?

Traduzindo-se ao pé da letra, a expressão joint-venture quer dizer “união com risco”. Ela, de fato, refere-se a um tipo de associação em que duas entidades se juntam para tirar proveito de alguma atividade, por um tempo limitado, sem que cada uma delas perca a identidade própria.

Por essa definição, qualquer sociedade, mesmo envolvendo pessoas físicas, poderia ser classificada como joint-venture. Porém, a expressão se tornou mais conhecida para definir a associação entre duas empresas.