Nesta quarta-feira (28), as empresas aéreas brasileiras Latam e Gol cancelaram os voos para à Argentina.
O motivo do cancelamento seria por causa da greve de trabalhadores aeroportuários no país vizinho.
Em comunicado feito pela Gol, a paralisação dos trabalhadores argentinos afeta os aeroportos de Buenos Aires, Córdoba e Rosário, que receberiam voos da empresa hoje.
A Latam também fez o seu pronunciamento, e disse que seria necessário, pois os trabalhadores em greve são responsáveis pelos passageiros, as bagagens para os aviões e também de volta para as estações.
As duas companhias informaram por fim que os passageiros prejudicados poderão remarcar os voos sem qualquer custo adicional.
Greve na Argentina
O país está vivendo uma crise econômica e política. Só no acumulado dos últimos 12 meses, Argentina enfrentou variação de preços de 254%, além de um aumento de 20,6% nos preços ao consumidor em Janeiro deste ano.
De acordo com a Associação do Pessoal Aeronáutico (APA), três sindicatos que representam os trabalhadores em aeroportos na Argentina confirmaram, na noite de terça-feira (27) a paralisação. Segundo informações categoria exige um reajuste salarial superior aos 12% oferecidos pela empresa, para os trabalhadores um valor menor que esse é muito baixo, uma vez que, as taxas são altas. Para se ter uma ideia, a defasagem salarial estaria em cerca de 70%.
A greve está sendo organizada principalmente por funcionários da Aerolíneas Argentinas. Porém, a paralisação afeta a todas as companhias porque envolve também a Intercargo, estatal responsável pela transferência de passageiros e suas bagagens das estações das companhias aéreas para as aeronaves, entre outras tarefas.