A Livraria Cultura, uma das maiores redes de livrarias do Brasil, conseguiu uma liminar que suspende a decretação de sua falência. A decisão foi tomada pelo desembargador J. B. Franco de Godoi, relator do recurso da empresa, que alegou que os efeitos da decisão seriam irreversíveis e que as provas que basearam a sentença precisam ser reexaminadas.
A falência havia sido decretada na semana passada pelo juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.
Segundo a sentença, a Livraria Cultura não conseguiu superar sua crise econômica e descumpriu o plano de recuperação judicial.
A empresa admitiu ter atrasado alguns pagamentos previstos no plano, mas alega que atualmente está em dia com seus compromissos e que é economicamente viável.
A Livraria Cultura é uma das marcas mais conhecidas do setor e tem uma forte presença em todo o país. A rede já passou por momentos difíceis nos últimos anos, enfrentando uma forte concorrência de varejistas online e o fechamento de diversas lojas físicas.
A suspensão da falência é uma boa notícia para a empresa e seus funcionários, que agora têm a chance de continuar trabalhando e buscando soluções para superar a crise. Resta aguardar os próximos desdobramentos do caso e torcer para que a livraria consiga se recuperar e seguir em frente.