A Localiza (RENT3) aprovou a 24ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, em duas séries, no valor total de R$950 milhões. A oferta será coordenada pelo Banco Bradesco BBI S.A., pelo Banco Itaú BBA S.A. e pelo Banco Santander (Brasil) S.A.
De acordo com a empresa, os recursos obtidos com a emissão serão utilizados para recomposição de caixa da Localiza. A medida é vista como uma forma de fortalecer a liquidez da companhia, garantindo sua solidez financeira e possibilitando novos investimentos em sua operação.
As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas para captação de recursos no mercado financeiro. No caso da Localiza, as debêntures emitidas serão simples, ou seja, não contarão com nenhuma garantia específica para os investidores. Além disso, as debêntures não são conversíveis em ações, o que significa que os investidores não terão a possibilidade de se tornarem acionistas da empresa.
A operação da Localiza é mais um exemplo da busca das empresas por fontes alternativas de financiamento. Com a taxa básica de juros (Selic) em patamares historicamente baixos, as empresas têm buscado novas formas de se financiar, como a emissão de debêntures e a realização de ofertas públicas de ações (IPOs).
A Localiza é uma das principais empresas do setor de aluguel de carros no Brasil e tem apresentado resultados positivos nos últimos anos. No primeiro trimestre de 2023, a empresa registrou um lucro líquido de R$198,5 milhões, um aumento de 85% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com a emissão de debêntures, a empresa espera fortalecer ainda mais sua posição no mercado e garantir sua sustentabilidade financeira em longo prazo.