Por meio do simbólico toque de campainha na bolsa de valores, companhias festejam combinação dos negócios e a formação da mais valiosa empresa de capital aberto do setor, com valor de mercado de cerca de R$ 50 bilhões
Localiza e Unidas celebraram, hoje (11), a conclusão da união das companhias – oficializada na última sexta-feira (01) – com o simbólico toque de campainha na B3. Estiveram presentes Eugênio Mattar, presidente executivo do Conselho de Administração da Localiza; Luís Fernando Porto, vice-presidente executivo do conselho; Bruno Lasansky, CEO da companhia; e Gilson Finkelsztain, presidente da B3.
“A combinação dos negócios nos dá a oportunidade de criar uma das maiores e das mais completas plataformas de mobilidade sustentável do mundo. É a concretização de um sonho grande no qual duas empresas, que nasceram com uma pequena frota, cresceram e ganharam relevância em um setor competitivo e dinâmico, unem-se para gerar ainda mais valor para clientes, colaboradores e sociedade em geral”
enfatiza Eugênio Mattar.
A união posiciona a Localiza como a maior companhia do segmento em valor de mercado (dentre as de capital aberto) e líder na América Latina nos principais segmentos em nos segmentos em que atua. Com aspirações internacionais, Localiza passa a contar com a parceira da Enterprise, líder mundial e detentora das marcas Alamo e National, por meio de um acordo mútuo de indicação de reservas. Além disso, dará mais tração e musculatura para realizar investimentos em expansão internacional, inovações tecnológicas, além da diversificação do portfólio e de soluções, oferecendo uma jornada de excelência para diferentes necessidades e perfis de cliente.
“É um movimento histórico. Temos a convicção de que o encontro das duas companhias – ambas brasileiras com trajetórias de empreendedorismo inspiradoras – tem potencial para revolucionar o setor no cenário nacional e internacional. Atuamos em um mercado pujante, que está em franco crescimento e em constante transformação e pelo qual vislumbramos a oportunidade de fazer mais e melhor”
complementa Luís Fernando Porto.
A convergência das empresas também impulsionará a já ampla agenda ESG da companhia por meio da troca de boas práticas e soma de iniciativas, recursos e expertises com o objetivo de maximizar o seu impacto positivo. A empresa fruto desse encontro já nasce com os pilares de sustentabilidade integrados à estratégia do negócio com o objetivo de fomentar ainda mais a mobilidade sustentável, seguir na promoção de transformações sociais por meio de projetos de educação e de empreendedorismo, além de primar pelos mais altos padrões de governança corporativa.
“Estamos preparados e entusiasmados para seguir com a integração e criar uma plataforma de mobilidade ainda mais robusta, eficiente e de excelência, sempre com foco em oferecer soluções cada vez mais surpreendentes aos nossos clientes e em gerar valor para os nossos colaboradores, parceiros e sociedade. O fechamento da combinação de negócios cria uma companhia extremamente sólida, com ampla capilaridade na América Latina e pronta para crescer tanto no Brasil quanto internacionalmente. Juntos, somos ainda mais fortes para desbravar diferentes avenidas de crescimento”
finaliza Bruno Lasansky.
“Para nós, é muito simbólico que essa combinação de negócios seja celebrada justamente aqui na B3, pois mostra a força e a importância do mercado de capitais como fonte de financiamento das empresas brasileiras que podem empreender novos projetos, diversificar fontes de captação e ampliar seus negócios”
ressalta Gilson Finkelsztain, CEO da B3.
A nova empresa em números:
- A maior companhia do setor em valor de mercado (dentre as de capital aberto)
- A mais completa plataforma de mobilidade sustentável da América Latina
- Entre as 16 marcas mais valiosas do Brasil
- Market cap: aproximadamente R$ 50 bilhões
- Agências RAC: de 622 para mais de 670
- Lojas Seminovos: de 127 para mais de 190
- Frota consolidada: de 293 mil para 445 mil
- Colaboradores: cerca de 16 mil
- Número de clientes: mais de 12 milhões
Próximos passos — etapas seguintes à combinação dos negócios
Com a concretização da operação, o Conselho de Administração da Localiza passa a ser composto por oito membros, seis indicados pelos fundadores da Localiza e dois indicados pelos de Unidas. Eugênio Mattar permanece como presidente executivo do Conselho de Administração, Luís Fernando Porto assume a vice-presidência executiva e Bruno Lasansky permanece como CEO da companhia.
Também se inicia o processo de integração entre os times de Localiza e de parte da Unidas que passa a integrar a companhia. O objetivo, nesta etapa, é capturar e somar melhores práticas, conhecimentos e aprendizados, sempre com foco no cliente e na excelência do atendimento. Em paralelo, começará o processo de composição organizacional e operacional da parte da Unidas, que inicia a sua operação de maneira segregada em agosto visando a entrega ao comprador em outubro. Em ambos os movimentos, que ocorrerão paralelamente, haverá especial cuidado e atenção com os colaboradores.
O planejamento da integração e da formação da operação de Unidas que será transferida está sendo feito por um time robusto e dedicado. As companhias também contam com consultorias especializadas em gestão, cultura e estruturas organizacionais para apoiar o processo, que será iniciado em julho de maneira gradual para não haver impacto na operação e no atendimento aos clientes. A partir de agosto, após a realização das devidas estruturações e capacitações, inicia-se de fato a operação integrada.
No RAC, as mudanças serão mais imediatas por conta da incorporação de 68 agências de Unidas, que passam a ter a identidade visual de Localiza e devem estar totalmente integradas no início de agosto. Em Seminovos, segmento no qual 65 lojas de Unidas passam a fazer parte de Localiza, também haverá adequação visual e integração de sistemas, o que deve ocorrer de forma mais progressiva até meados de outubro.
“Vamos priorizar o aprendizado e as melhores práticas, não a velocidade, e estamos sendo muito cuidadosos e transparentes para que essa jornada seja positiva para todos: colaboradores, clientes e parceiros”
afirma Lasansky.
Linha do tempo — histórico do processo de combinação dos negócios
Em setembro de 2020, Localiza e Unidas anunciaram a intenção de união de suas operações com o objetivo de criar uma companhia referência mundial em mobilidade sustentável a partir da oferta de aluguel de veículos, gestão de frotas corporativas e carros por assinatura.
Em dezembro de 2021, a autarquia aprovou a integração das empresas com a condição de que parte dos ativos de Unidas fosse adquirido por um comprador apto a criar um player competitivo no setor.
Em junho de 2022, as companhias submeteram ao CADE o nome da Brookfield Asset Management como compradora de parte dos ativos da Unidas e, no mesmo mês, o CADE publicou parecer positivo. O passo seguinte foi realizar o fechamento da transação por meio da incorporação das ações, o que ocorreu em 1ª de julho do mesmo ano. A celebração do fechamento da operação ocorreu hoje (11/07/2022), na B3, por meio do simbólico toque de campainha.