A Localiza reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e anuncia mais um programa que visa colaborar para o enfrentamento das mudanças climáticas: o Neutraliza.
Com iniciativas consolidadas para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2, aquelas relacionadas à sua operação direta, a Companhia avança para mitigar o impacto do escopo 3, que são as emissões provenientes dos veículos utilizados por seus clientes e, desta forma, abranger toda a sua cadeia de valor.
Com o Neutraliza a Localiza convida seus clientes a unirem esforços para diminuir os impactos das mudanças climáticas, dando oportunidade a eles de compensarem as emissões geradas durante suas jornadas de mobilidade na Companhia.
Para participar do programa e contribuir para deixar um legado para gerações futuras, o cliente poderá optar pelo pagamento adicional de R$1,99 por dia para contratos diários ou R$0,99 por dia para os mensais. O valor será destinado à aquisição de créditos de carbono.
O programa, além de complementar a gama de iniciativas da Localiza voltadas para esta temática, também atende a uma demanda crescente por parte da sociedade. Focada em entregar uma experiência de excelência para os usuários da marca, a Companhia mantém um canal de diálogo aberto e uma escuta ativa com os seus clientes. Neste sentido, recente levantamento realizado aponta que 65% deles consideraram a sustentabilidade quando escolhem uma empresa e 77% estariam dispostos a pagar mais por um produto com diretrizes sustentáveis.
“Estamos cientes da complexidade do desafio e da importância do envolvimento de diferentes atores e esferas da sociedade para enfrentá-lo. Nos comprometemos a atuar com toda a cadeia de valor para gerar impacto positivo em larga escala no Brasil e, por isso, convidamos os nossos clientes a fazer parte desta transformação tão necessária e urgente e, desta forma, construir conosco o futuro da mobilidade sustentável”, conta Marcelo Dantas, diretor de Segmentos e Produtos da Companhia.
Por meio de parceria com o Instituto Ekos, que seleciona projetos de crédito de carbono de alto impacto no Brasil seguindo rigorosos critérios de governança, a Localiza compensa, desde 2020, todas as emissões de sua operação (escopos 1 e 2) por meio compra de créditos de carbono. Este ano foram neutralizadas as emissões dos escopos 1 e 2, totalizando 15.686,51tCO2e. A partir de agora, essa parceria será ampliada para atender a iniciativa Neutraliza, voltada ao escopo 3.
De acordo com esses pilares, as iniciativas de eficiência energética são uma frente importante para o enfrentamento das questões relacionadas aos GEE. No “medir”, desde 2019, a Localiza é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG Protocol), que tem como objetivo estimular a publicação de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e fornece instrumentos e padrões de qualidade internacional, gerando transparência e visibilidade para os dados. A Companhia foi também pioneira do segmento de aluguel de carros a elaborar e divulgar, em 2020, um inventário de emissões na plataforma de Registros Públicos do Brasil.
Segundo Emerson Gomes, gerente de Legalização e membro do Comitê de Sustentabilidade, a Localiza aperfeiçoou ainda mais o inventário de Gases de Efeito Estufa. “Incluímos as emissões dos clientes no escopo 3 e fazendo a verificação por terceira parte, recebendo o selo Ouro do GHG Protocol”, explica. Ainda em 2019, a empresa passou a integrar o seleto grupo do Índice Carbono Eficiente (ICO2). O indicador visa incentivar o controle de emissão de gases de efeito estufa (GEE) entre as empresas listadas na bolsa.
Já no pilar “reduzir”, em 2017, a Localiza tornou-se a primeira empresa do setor a adotar a energia solar como fonte de abastecimento elétrico das suas operações elegíveis.
A Companhia conta com 59 filiais beneficiárias por créditos de energia limpa proveniente de três fazendas solares em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, e 101 unidades que geram energia através da instalação de placas fotovoltaicas em seus telhados, totalizando 160 unidades da rede atendidas.
Com o forte avanço do projeto, em 2021, foram gerados mais de 3.200.000 kWh de energia limpa nas filiais, representando mais de 68% de aumento em relação a 2020. Além disso, prioriza o uso do etanol em sua frota corporativa. Atualmente, 99% dos carros, quando abastecidos pela própria empresa, utilizam esse combustível por ser considerado menos poluente do que a gasolina.
Por fim, no “compensar”, a Companhia neutraliza desde 2020 as emissões de carbono da sua operação direta nos escopos 1 e 2 que incluem, por exemplo, emissões operacionais, movimentação da frota corporativa e consumo de energia nas agências, lojas e escritórios. No mesmo ano, tornou-se parceira do Programa Compromisso com o Clima do Instituto Ekos. Além disso, prioriza o uso do etanol em sua frota corporativa. Atualmente, 99% dos carros, quando abastecidos pela própria empresa, utilizam esse combustível por ser considerado menos poluente do que a gasolina.