Notícias

Locaweb (LWSA3) tem crescimento de 229,3% no lucro líquido ajustado no 1T22

Resultado Locaweb 1T22
Resultado Locaweb 1T22

A Locaweb Company (LWSA3), um ecossistema de marcas integradas que oferecem soluções digitais completas, integradas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios, comunicou hoje à CVM – Comissão de Valores Mobiliários – os resultados financeiros para o 1º trimestre de 2021, demonstrando crescimento de Receita Líquida de 54,6% no primeiro trimestre, quando comparado com ao mesmo período de 2021, somando R$ 248,8 milhões. Veja os destaques:

  • Receita Líquida de R$ 248,8 milhões no 1T22, crescimento de 54,6% vs 1T21. No 1T21, a receita líquida havia sido de R$ 160,9 milhões, com alta e 53,9% vs 1T20
  • Commerce atingiu R$ 144,2 milhões de Receita Líquida, crescimento de 120,6% vs 1T21.
  • O segmento de commerce aumentou sua participação na Receita Líquida da Locaweb Company (grupo), de 40,6% no 1T21 para 58% no 1T22.
  • O crescimento orgânico da Receita Líquida do segmento de Commerce no 1T22 vs 1T21 foi de 44%, com aceleração sobre a expansão registrada no 4T21 — que foi de 42% em relação ao mesmo período de 2020.
  • O EBITDA Ajustado foi de R$ 32,9 milhões no 1T22, com manutenção das margens EBITDA orgânicas por três trimestres seguidos e crescimento da margem EBITDA das empresas adquiridas na comparação com o 4T21
  • Base de assinantes de plataforma¹ cresceu 43,4% no 1T22, passando de 93,9 mil no 1T21 para 134,7 mil no 1T22. No 4T22 a base fechou em 123,2 mil assinantes.
  • BeOnline / SaaS atingiu R$ 104,6 milhões de Receita Líquida, crescimento de 9,4% vs 1T21.
  • O TPV Intermediador Vindi (Subadquirência)² apresentou crescimento de 76,9% no 1T22 vs o 1T21, atingindo R$ 1 bilhão, resultado da captura de sinergias no ecossistema e, pelo 2º trimestre consecutivo, maior crescimento da venda em lojas próprias dos nossos lojistas
  • O lucro líquido no 1T22 foi de R$ 4,5 milhões, aumento de 154% vs o mesmo período de 2021, quando a companhia teve o melhor desempenho de sua história

No segmento de Commerce, a Receita Operacional Líquida no 1T22 apresentou crescimento de 120,6%, passando de R$ 65,4 milhões no 1T21 para R$ 144,2 milhões no 1T22. A participação do segmento de Commerce, que considera as receitas de Tray, Tray Corp, Melhor Envio, Vindi, Ideris, Samurai, Dooca, Credisfera, Bling, Bagy, Octadesk e Squid passou de 40,6% no 1T21 para 58,0% no 1T22.

No 1T22, houve aceleração do crescimento da Receita Líquida orgânica do segmento de Commerce, em comparação com o 3T21 e 4T21, quando o crescimento foi em torno de 34% e 42%, respectivamente. O crescimento orgânico no 1T22 vs 1T21 foi de 44%. 

Notamos também um maior crescimento das vendas em loja própria dos nossos clientes. Esse maior crescimento, deve ao ecossistema Locaweb Company, que propicia ao lojista a realização de esforços em outras mídias por conta própria utilizando as ferramentas disponíveis no painel de controle (exemplo: e-mail marketing, integração com redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook), tudo isso apoiado pelo nosso ecossistema de e-learning, que tem como objetivo dar maior poder sobre os esforços de marketing para o lojista.

Entre as adquiridas no segmento de Commerce, destacamos o forte crescimento proforma de 71% de Bling e Melhor Envio no 1T22 vs 1T21. Vale destacar que essas empresas representam cerca de 50% do total da receita líquida das empresas adquiridas. 

Se considerarmos as quatro maiores empresas adquiridas, que juntas representam cerca de 75% do total da receita líquida das aquisições (Bling, Melhor Envio, Squid e Octadesk), o crescimento proforma no 1T22 foi de 62%.

“O crescimento apresentado é resultado do aumento das duas fontes de receita do segmento de Commerce, a receita de assinatura de plataforma, que cresceu 150,2% no 1T22 e a receita de ecossistema, que apresentou crescimento de 102,1% no trimestre em comparação com o 1T21”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb Company.

“No segmento de Be Online e SaaS, Continuamos a observar a mudança gradual no mix de receita dentro do segmento, uma vez que o crescimento dos produtos SaaS é mais acelerado que o crescimento apresentado no segmento de BeOnline, atualmente a receita de produtos SaaS já representa 40% da receita do segmento”, explica Cirne.

Para mais informações sobre os resultados, acesse.