Assunto está em alta no momento. A decisão do STF em soltar o ex presidente Lula, tem gerado muitas polêmicas. Além de criar grande instabilidade no setor econômico brasileiro.
Mas será que essa escolha do STF trará algum prejuízo a economia brasileira? Para os investidores internacionais pode ser que não compense mais investirem em ações das empresas do Brasil? Veremos sobre os impactos e riscos que essa e outras decisões podem interferir no seu patrimônio.
Insegurança dos investidores
Revogada em segunda instância, a prisão de Lula, foi uma decisão que deveria ter sido tomada de forma técnica e não levando em consideração a política e até mesmo a relação com partido.
Aliás, esse tipo de decisão no STF deveria ter mais consciência e uma razão lógica. Pois não cabe ao STF ir contra leis que já fazem parte do judiciário e até mesmo podem ser consideradas inconstitucionais.
Essa falta de incerteza fez com que a credibilidade do judiciário se perdesse fazendo assim os investidores ficarem receosos em investir em um país que muda leis essenciais.
Lula poderá destruir o seu patrimônio e criar medo nos investidores?
O mercado não vem reagindo positivamente quando o assunto é lula. Assim o mercado sobe quando ele é preso e cai quando é solto. Nota-se que desde a libertação de Lula, o dólar sofre fortes oscilações.
Então temos como exemplo a Petrobras. Que teve que arrematar três áreas de sua própria exploração, pois não houve investidores internacionais interessados em adquirir ações.
O mercado é especulativo e se a esquerda voltasse assumir o país é bem provável que sofreríamos como a Argentina está sofrendo. O crescimento no novo governo é claro e não abre espaço para a administração antiga que tanto prejudicou o Brasil com as faltas de investimentos e parcerias.
O governo ainda assume que o cenário pode voltar a mudar com a solicitação de prisão em segunda instância . Então assim o mercado fica de olho aos acontecimentos no Brasil e no mundo.
Há algo positivo nisso?
Infelizmente não há boas perspectivas para a soltura de Lula, o mercado teme que a esquerda possa voltar ao poder. Porém isso é assunto para anos à frente, o que se sabe é que o governo de Jair Bolsonaro está indo muito bem atingido excelente números que a muitos anos não se conquistava.