Viagem

Lulinha pega carona em avião da FAB com mais 3 ministros

Filho de Lula viaja no avião da FAB com ministros

Lulinha pega carona em avião da FAB com mais 3 ministros

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, pegou carona em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no último dia 28 de novembro, viajando de Brasília para Guarulhos, em São Paulo. Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estava no mesmo voo que os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).

De acordo com a FAB, não há irregularidades na carona, pois as autoridades podem destinar os assentos vagos para qualquer pessoa, mesmo sem cargo público, conforme decreto publicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A FAB esclareceu que o vice-presidente da República, os presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros de Estado, pessoas com cargo público com prerrogativas da função, os comandantes das Forças Armadas e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas podem usar os voos em compromissos oficiais. Além desses casos, estão previstos pedidos de transporte por motivos de segurança, emergência médica e deslocamentos para a residência permanente da autoridade.

Filho de Lula na Lava Jato

Em março, a Justiça Federal determinou a suspensão de seis processos da Receita Federal contra Lulinha relacionados à Operação Lava Jato. A justificativa foi que o órgão utilizou provas anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação envolvia repasses milionários da Oi à Gamecorp, uma das empresas de Lulinha, entre 2004 e 2016, durante o primeiro mandato de Lula. Os processos contra o empresário no âmbito da Lava Jato foram arquivados.