A B3 (B3SA3), uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, informou nesta terça-feira (28) que ajustou o valor por ação dos juros sobre capital próprio (JCP) aprovados no dia 23 de março. O valor por ação passou de R$ 0,05994865 para R$ 0,06016694.
Os JCP são uma forma de remuneração dos acionistas de uma empresa, que são distribuídos a partir do lucro líquido da companhia. Eles são tributados na fonte e o valor é deduzido do Imposto de Renda devido pelo acionista. Os JCP são uma opção para as empresas remunerarem seus acionistas, já que eles são dedutíveis do lucro líquido, o que diminui a base de cálculo do imposto devido pela empresa.
É importante destacar que os JCP são diferentes dos dividendos, que são distribuídos aos acionistas de acordo com a quantidade de ações que possuem, independentemente do lucro da empresa. Os dividendos não são tributados na fonte e o imposto devido é calculado pelo acionista na declaração do Imposto de Renda.
O pagamento dos JCP da B3 será realizado em 10 de abril de 2023, com base na posição acionária desta terça-feira, 28 de março. As ações passam a ser negociadas na condição “ex” proventos a partir desta quarta-feira, 29 de março.
O pagamento de proventos, como JCP e dividendos, é uma forma que as empresas têm de distribuir parte do lucro aos seus acionistas, o que pode ser uma forma de atrair investidores e valorizar as ações da companhia. O valor distribuído aos acionistas é uma importante variável a ser observada pelos investidores, que devem levar em conta, além da valorização das ações, a remuneração recebida pelo investimento em determinada empresa.