Notícias

Mais investidores não significa mais dinheiro circulando na bolsa; Entenda

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A B3 (B3SA3) anunciou seus dados operacionais referentes a março, e que expõem muito bem a relação entre investidores e o risco do mercado nos últimos dias. Afinal, em sua prévia operacional, a companhia apresenta uma disparada no número de investidores pessoas físicas na bolsa, mas o movimento não foi o suficiente para sustentar o aumento dos volumes diários de negociação! Confira agora mais detalhes!

Assim, segundo os dados divulgados, o número de investidores pessoa física na bolsa de valores brasileira saltou 43,7% em março em relação ao mesmo período do ano anterior, informou a B3 nesta segunda-feira (11). Com isso, o número de investidores passou para 4,304 milhões. Em contrapartida, o volume médio diário do mercado de ações caiu 12,6% na comparação anual, para R$ 33,299 bilhões.

A movimentação mostra a queda da “fome dos investidores” por ações, mas não representa diretamente uma fuga de capital, como o movimento observado durante a pandemia. Ademais, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, aponta o cenário de juros alto como motivo para fluxo de investidores para a renda fixa, além da apreensão geral do mercado global favoreça investimentos de baixo risco, fomentando este movimento.