A Marfrig deu mais um passo em sua estratégia de aumentar sua participação na BRF, adquirindo um adicional de 2,5% das ações no mercado e elevando sua fatia no capital para 35,7%. Essa movimentação representa uma continuação do desejo da Marfrig de fortalecer sua posição na BRF, uma das principais empresas do setor de alimentos do Brasil.
Esse movimento da Marfrig segue um episódio anterior em que a empresa tinha indicado a intenção de comprar mais ações na BRF durante um aumento de capital em julho. Naquela ocasião, a Marfrig havia sinalizado que compraria mais ações do que sua participação proporcional na BRF, o que poderia ter aumentado sua fatia para cerca de 38% do capital, caso o “hot issue” não fosse exercido. No entanto, como houve uma forte demanda e o “hot issue” foi exercido, a Marfrig acabou mantendo sua participação em 33,3% na empresa naquela época.
O fim do chamado ‘poison pill’, que obrigava qualquer acionista que ultrapassasse 33,3% do capital a fazer uma oferta por toda a companhia, abriu caminho para a Marfrig buscar a maioria do capital da BRF. Nesse contexto, a compra adicional de ações da BRF pela Marfrig hoje sinaliza a intenção de continuar a trajetória de gradualmente atingir esse objetivo.
É importante observar que, embora a Marfrig já tenha uma participação significativa na BRF, a empresa busca consolidar seu controle sobre a BRF não apenas por meio da participação acionária, mas também influenciando a gestão da empresa. A Marfrig nomeia a maior parte do conselho da BRF e o CEO, o que a coloca em uma posição de controle de fato sobre a empresa.
Após a Marfrig, os maiores acionistas da BRF incluem o Salic, o fundo soberano da Arábia Saudita, com 10,6% do capital; a Kapitalo, com 6,4%; e o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, com 6,1%. A BRF possui uma capitalização de mercado de R$ 15,7 bilhões na B3.
Após o aumento de capital em julho, o preço das ações da BRF se manteve relativamente estável, atualmente negociando a R$ 9,35. Essa movimentação no mercado de ações será acompanhada de perto por investidores e analistas, pois reflete uma estratégia significativa no setor de alimentos e pode ter implicações nas operações futuras da BRF e na relação entre as duas empresas.
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