Em uma postagem feita no Facebook na última segunda-feira, 27 de fevereiro, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou planos de explorar a produção de conteúdo com inteligência artificial (IA).
Segundo ele, a companhia está criando um grupo de produtos de alto nível focado em IA, com um time dedicado a esse objetivo. O plano é adicionar ferramentas com essa tecnologia em serviços como WhatsApp, Messenger e Instagram.
No longo prazo, a Meta pretende se concentrar no desenvolvimento de personas de IA. No curto prazo, a companhia vai se concentrar na construção de ferramentas criativas e expressivas com essa tecnologia. A Meta é a mais nova gigante a se interessar nesse mercado, que já conta com investimentos multibilionários da Microsoft na OpenAI e o lançamento do Bard, ferramenta de IA do Google.
Coincidentemente, a Snap, controladora da rede social Snapchat, anunciou no mesmo dia que está criando um chatbot chamado My AI, munido com a tecnologia do ChatGPT, a mesma desenvolvedora do nosso modelo de linguagem. A ferramenta servirá para sugerir ideias para os usuários, desde sugestões para presentes de aniversário até a publicação de poemas.
Zuckerberg é conhecido por seguir tendências e investir em novas tecnologias. O futuro das redes sociais parece estar em plataformas voltadas para imagens e no metaverso, e agora o executivo está de olho na inteligência artificial. A Meta promete explorar todo o potencial dessa tecnologia para oferecer novas experiências aos seus usuários.